Predefinição:Sem-notas O termo jogo "casual" é utilizado para caracterizar jogos digitais (de videogame, jogos de computador ou aparelhos móveis) acessíveis ao grande público. Diferentemente dos jogos tradicionais que são mais complexos e exigem tempo e dedicação do jogador, os jogos casuais são simples e rápidos de aprender. Desta forma podem ser uma opção de diversão para um simples passatempo de alguns minutos.
Um exemplo conhecido de jogo casual é o paciência do Windows. Jogos casuais tem comandos simples e normalmente requerem apenas o uso do mouse. Outra diferença é que esses jogos costumam atrair adultos na faixa dos 30 a 50 anos.
Os jogos casuais são normalmente disponibilizados online (para jogar diretamente no navegador) ou em versão download. Normalmente a versão download é uma variante mais rica e sofisticada da versão online e tende a ser paga, embora a maioria dos portais ofereça um período de uso gratuito do jogo.
Mensalmente, estima-se que mundialmente são 200 milhões os consumidores que jogam jogos casuais.
A pesquisa Game Brasil 2016, feita pela Sioux, Blend e ESPM diz que: As mulheres já são maioria no segmento de games (52,6%). O gamer brasileiro se consolida com o perfil multiplataforma (70,8% jogam em mais de um dispositivo). O smartphone é o mais popular (66,9%), seguido de computadores (66,9%) e consoles (45,7%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 13% dos entrevistados se consideram “gamers” de verdade. A maioria é consumidor casual e utiliza os jogos como uma forma de entretenimento.
Ligações externas
- «Casual Game Wiki» (em English)
- Site de jogos casuais na web: Eu quero jogos (em português)