Predefinição:Info/Personagem fictícia
Jen Lindley é uma das cinco personagens centrais do seriado estadunidense Dawson's Creek.
É interpretada pela atriz Michelle Williams, que representa uma adolescente nova-iorquina rebelde, cheia de problemas psicológicos decorrentes do divórcio e negligência dos pais, liberada sexualmente desde muito cedo e que buscou na pequena Capeside (cidade fictícia onde se passa a trama de Dawson's Creek) um refúgio para se humanizar e encontrar seu lado mais ameno e sensível.
Sua estadia em Capeside também não foi tranqüila, pois entrou constantemente em conflito com a avó, Evelyn Ryan (Mary Beth Peil), uma mulher tradicional do interior e muito religiosa. Jen negava a religião diversas vezes, com ironia e sarcasmo, questionando e agredindo a avó. Envolveu-se sentimentalmente com Dawson Leery (James Van Der Beek) e esse envolvimento provocou inúmeros problemas a ambos.
Apesar da rebeldia, Jen é uma personagem espontânea e pacificadora. Suas idéias liberais servem de amparo para seu melhor amigo na história, Jack McPhee (Kerr Smith), que é homossexual. Jen também faz um contraponto moral marcante com a personagem Joey Potter (Katie Holmes), pois, além da disparidade de personalidades, ainda mantinham uma constante rivalidade pelo amor mal resolvido do protagonista, Dawson Leery.
No último episódio da série, após uma passagem de cinco anos, Jen retorna a Capeside para o casamento de Gail Leery, levando consigo Amy, sua filha bebê. Durante a festa, Jen desmaia e no hospital sua avó revela que ela possui um problema congênito no coração e está em estágio terminal. Jen morre pouco tempo depois, após gravar um vídeo de despedida para a filha com a ajuda de Dawson e pedir que Jack, como padrinho da menina, assuma sua criação.