Jardim Oceânico é um sub-bairro da Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
História
Localizado na extremidade leste da Barra da Tijuca é delimitado pelo mar entre os postos 1 e 4 da praia da barra e pela lagoa, da ponte que leva ao Itanhangá à nova estação de BRT. O gabarito do Jardim Oceânico, assim como o do Recreio dos Bandeirantes, só permite prédios baixos com raras exceções.
Suas vias principais são a Avenida Armando Lombardi, a Avenida Ministro Ivan Lins, a Avenida Olegário Maciel, a Avenida Sernambetiba e a Avenida do Pepê.
A Rua Olegário Maciel recentemente tornou-se polo gastronômico da região e atrai públicos de todo o Rio com suas variadas opções de bares e restaurantes.
Na faixa da praia, o postinho(entre o posto 1 e 2),o praia linda e o pepê(entre os postos 2 e 3) são os lugares mais conhecidos e frequentados devido as condições perfeitas para a prática do surf, aos clubes de KiteSurf e rota dos principais quiosques e barracas da praia da barra.
A região possui ainda vasto comércio de rua, com supermercados, o Shopping Barra Point[1] e outros pequenos shoppings, lojas, bares, motéis, casas de festas infantis, boates (a região tornou-se um importante ponto da vida noturna da cidade)[2] e ruas residenciais tranquilas e arborizadas. É a parte da Barra da Tijuca que mais se assemelha à Zona Sul do Rio quanto ao padrão da urbanização, tendo o plano Lúcio Costa respeitando tais características para as extremidades da região (Jardim Oceânico e Recreio dos Bandeirantes), que são projetos urbanísticos anteriores ao da Barra propriamente dita, que é essencialmente modernista.
Possui aproximadamente 30 mil habitantes, e 1,5 mil prédios e casas.
Na atualidade o Jardim Oceânico vem recebendo obras para receber a primeira estação de metrô da Barra da Tijuca[3], como parte integrante da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. Uma expansão do corredor de BRT TransOeste também está prevista, de forma a integrar ambos os sistemas de transporte, e no início de 2014 encontrava-se em vias de licitação. O início dos testes com os novos trens está previsto para abril de 2016. Cerca de 850 operários trabalham em três turnos para entregar a obra pronta a tempo para a disputa dos Jogos Olímpicos, que terão a maior parte de suas competições concentrada na região. A previsão é que as seis paradas da Linha 4 entrem em operação simultaneamente. O projeto de extensão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, para integração ao metrô, incluía a construção de um terminal rodoviário, mas os moradores do Jardim Oceânico rejeitaram a ideia e o plano foi modificado. Ficou decidido que o corredor expresso terá apenas uma estação integrada ao metrô e um retorno na área, para acesso ao Terminal Alvorada.
Ligações externas
Referências
- ↑ Barra Point
- ↑ «Armando Lombardi é point noturno». Consultado em 25 de março de 2012. Arquivado do original em 3 de fevereiro de 2012
- ↑ Armando Lombardi terá metrô