𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Jaime Pedro Kohl

Predefinição:Info/Prelado da Igreja Católica

Jaime Pedro Kohl, PSDP (Poço das Antas, 12 de dezembro de 1954) é um bispo católico, bispo de Osório.

Vida

Nasceu em Linha Carolina, Paróquia São Pedro de Poço das Antas que na época pertencia ao município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Fez seus estudos primários na Escola Municipal Daltro Filho em Linha Carolina. Em 1969, com 14 anos, entrou no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, onde cursou o ensino fundamental.

De 1973 a 1975, passou para o Centro de Orientação Vocacional Padre João Calábria, em Porto Alegre, fazendo os estudos do Ensino Médio: 1° ano no Colégio Rosário, dos Irmãos Maristas; 2° e 3° anos no Colégio Nossa Senhora da Glória, das Irmãs do Coração de Maria. Em 1976 fez o Noviciado, emitindo seus primeiros votos na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência no dia 2 de fevereiro de 1977.

Em 1977, foi assistente no Seminário Apostólico Nossa Senhora de caravaggio em Farroupilha. Nos anos 1978 e 1979, foi assistente no Seminário Apostólico e estudos de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. De 1980 a 1984 fez estudos de Teologia junto ao Instituto Teológico San Zeno, na Diocese de Verona, na Itália.

No dia 2 de setembro de 1984 foi ordenado sacerdote, por Dom José Mário Stroeher, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 1984 deu início ao Curso de Especialização em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Urbaniana em Roma. De 1985 a 1986 atuou como Superior do Seminário Diocesano da Diocese de Angola, na África. Nos anos de 1986 e 1987, voltou para Roma, onde concluiu o Mestrado em Teologia Moral no Instituto Alfonsianum.

De 1988 a 1993, foi Diretor do Centro Social Padre João Calábria em Porto Alegre. De 1989 a 1993, foi professor de Teologia Moral na PUCRS. De 1994 a 1996, foi mestre dos noviços, em Farroupilha. De 1997 a 2002, foi Delegado Provincial dos Pobres Servos da Divina Providência, no Brasil. De 2003 a 2006, foi mestre dos noviços e auxílio pastoral junto ao Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha e professor no Curso de Teologia para Leigos.

No dia 15 de novembro de 2006, foi nomeado pelo Papa Bento XVI,[1] Bispo para a Diocese de Osório; sendo ordenado Bispo em sua terra natal, aos 4 de fevereiro de 2007, e tomou posse em Osório, aos 11 de março de 2007. No regional Sul-3 da CNBB é responsável pelo setor das missões.

Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Missão Continental da CNBB.[2] No mesmo ano foi reconduzido ao cargo de bispo referencial para a Animação Missionária do regional Sul-3 da CNBB.

Brasão e lema

  • BRASÃO: A Cruz e o báculo justapostos indica a configuração a Cristo, Bom Pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar. No escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram o programa de vida e de evangelização.

A Palavra de Deus, colocada no centro do escudo e de forma bem evidente, com as duas letras iniciais do nome de Cristo e dali saindo uma luz, estão a dizer a centralidade de Cristo e o desejo de fazer da Palavra, Verbo feito carne, o ponto de partida de sua ação evangelizadora. A cor amarelada indica a terra, chão concreto sobre o qual construir o Reino, mas também a areia (litoral) marcada pelas pegadas de tantos peregrinos que aqui passam para refazer suas forças. As pegadas que vão em direção a Cristo lembram que somente Ele pode refazer plenamente nossas forças, dar nos a verdadeira paz e a plenitude da vida. A gota d'água nos lembra não só o mar, como também a grande quantidade de lagos e açudes presentes na diocese. Além de nos recordar o Batismo, fonte e origem de nossa vida cristã, a forma de gota que cai e cria uma série de círculos concêntricos, diz a dinâmica da vida e do Reino que se expande gradativamente no silêncio.

O lírio do campo inclinado para o Cristo, antes de tudo diz sobre a sua origem congregacional e expressa a fé e a confiança na Providência divina. A forma inclinada está a lembrar o vento que continuamente acaricia nossa diocese. Um vento que agita, mas não arranca, e sim provoca o fortalecimento das raízes. O vento traz a nossa memória o sopro de vida, o Espírito que anima, que consola e confirma na fé.

  • LEMA: O lema episcopal Fiat Voluntas Tua (seja feita a tua vontade) na cor azul, indica a presença de Maria que com o seu Sim mudou a história da humanidade e o desejo sincero de caminhar sempre na vontade e no projeto de Deus.

Referências

  1. DEL VESCOVO DI OSÓRIO (BRASILE) E NOMINA DEL SUCCESSORE[ligação inativa], Rinunce e Nomine, 15.11.2006
  2. [1] Arquivado em 29 de junho de 2011, no Wayback Machine., Divulgados os nomes dos eleitos para as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, 25.06.2011

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jaime Pedro Kohl
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jaime Pedro Kohl
  1. RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por
Thadeu Gomes Canellas
Bispo de Osório
2006 - Atualidade
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste