𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Jacaré-do-pantanal

Predefinição:Speciesbox O jacaré-do-pantanal ou jacaré-do-paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que habita a parte central da América do Sul, incluindo o norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, especialmente no Pantanal e rios do Paraguai.[1] Em castelhano é chamado yacaré-negro.

Mede entre dois a três metros de comprimento[1] e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada deixa ver muitos dentes, pelo que é por vezes também chamado jacaré-piranha.[1] A sua dieta é constituída por peixe, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.

Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias.[1] A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.

Galeria

Ver também


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies


Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Yacare, Crocodilian Species. Página acedida em 20 de Maio de 2015.
Ícone de esboço Este sobre répteis, integrado ao Projeto Herpetológico, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Crocodilia Predefinição:Taxonbar

talvez você goste