𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ivan Drago

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Ivan Drago é um personagem do filme Rocky IV, interpretado por Dolph Lundgren. É campeão olímpico de pesos pesados.[1][2]

Sinopse

Nos Estados Unidos, em 1985, a imprensa esportiva começa a dar atenção aos atletas russos, que estão conseguindo bons resultados em diversas categorias (a esposa de Drago é campeã olímpica de natação). Apollo Creed (rival de Rocky Balboa em Rocky, um Lutador e Rocky II), por ser muito nacionalista, sente-se ofendido com a atenção que a imprensa desprendia a Drago, um lutador de boxe amador. Já a assessoria de Drago acredita que ele tem condições de derrotar o campeão mundial de pesos pesados, Rocky Balboa.

Apollo Creed fica indignado com a atitude dos russos e decide "dar uma lição" em Drago. Aposentado havia cinco anos, e com 39 anos de idade, ele desafia o russo. A luta é marcada como entretenimento, e Apollo sente-se muito confiante. Mas Drago, mesmo sem a "ginga" do boxe, nocauteia Apollo no segundo assalto, e este morre no ringue. "Se morrer, morreu", desdenhou Drago depois da luta. Rocky, então, vai até a União Soviética enfrentá-lo para vingar seu ex-rival, treinador e amigo.

Luta contra Rocky

Balboa treina de forma "primitiva": correndo na neve, levantando pedras, puxando carroças, e por fim, subindo uma montanha correndo. Já o treinamento de Drago é mostrado no filme como sendo altamente sofisticado, com aparelhos de alta tecnologia. Também é mostrado o russo usando doping (fato este que era corriqueiro nos anos 70 e 80, com os atletas reais do Bloco Soviético). Ele é considerado um super-homem na União Soviética, sendo que sua força e resistência estão muito acima das de um humano comum. Seu soco ultrapassa a marca dos 2 200 psi (libras por polegada), causando um impacto de mais de, aproximadamente, 430 quilogramas por centímetro quadrado, enquanto um peso pesado comum atinge em média 350 kg.

Mesmo lutando em casa, Drago acaba perdendo o apoio da torcida, que grita pelo adversário americano, devido à seu carisma e tenacidade. Drago achava que a luta seria fácil, mas Balboa resiste a todos os golpes do gigante soviético. Por fim, exausto física e psicologicamente, Drago acaba por ser nocauteado no décimo-quinto e último assalto.

Em Rocky V

Ivan Drago tem uma participação cameo em Rocky V, no inicio do filme (final de Rocky IV; sendo derrotado por Rocky) e quando Rocky nocateia Tommy Gunn (Drago aparece nocauteando Rocky, apanhando, irritado e olhando para Rocky).

Em Creed

Drago é mencionado por Rocky Balboa, quando fala sobre Apollo Creed para Adonis Creed em seu primeiro filme. Já na sequência em Creed 2 ele reaparece como treinador de seu filho.

Estilo de luta

Apesar de muito alto, Drago é incrivelmente rápido e igualmente forte. Sua resistência é sobre humana superando facilmente a de Balboa. Isso se deve em parte pelo uso de substâncias químicas em seus treinos. Porém, no desenrolar do combate é percebido uma redução da durabilidade de sua resistência como se pode ver no filme: Drago nos últimos assaltos se cansa e acaba por ser nocauteado no último round por Rocky Balboa.

Referências

  1. Lee, Christina (2005). «Lock and Load(up): The Action Body in The Matrix». Continuum: Journal of Media & Cultural Studies. 19 (4): 560. doi:10.1080/10304310500322909 
  2. Lukynov, Fyodor (2005). «America as the Mirror of Russian Phobias». Social Research. 72 (4): 859-872. Consultado em 1 de setembro de 2013 
Ícone de esboço Este sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste