Predefinição:RioBairros Itanhangá é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, e faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. Faz limites, ao norte, com Jacarepaguá, e, a leste, com o Alto da Boa Vista e São Conrado, respectivamente, na Zona Norte e na Zona Sul da cidade.
História
O bairro é dominado pela milícia que cobra taxas dos moradores e comerciantes.[1] É também um dos poucos bairros da região em que a maioria dos domicílios são casas e não apartamentos, que são atualmente proibidos por lei municipal.[2]
Embora seu índice de desenvolvimento humanoseja considerado elevado (no ano 2000, era de 0,822, o 75º melhor da cidade do Rio de Janeiro)[3], desde 2019, 3 edifícios desabaram no bairro sendo 2 prédios na Muzema em abril de 2019 [4] e 1 prédio na madrugada de 03 de junho de 2021 em Rio das Pedras.[5]
No Itanhangá, há um pequeno centro comercial chamado "espaço Itanhangá", com foco em decoração e lazer. O Spazio Itanhangá é um estabelecimento especializado em eventos sociais.
Existem diversos colégios no Bairro, como o Colégio Internacional Everest e o Colégio Mopi, e as escolas municipais Lopes Trovão e Maria Clara Machado.
O nome do bairro é de origem tupi e significa "diabo de pedra": junção de itá (pedra) e anhanga (diabo, Anhangá).[6][7]
Turismo
Esportes e lazer
O Itanhangá Golf Club[8] é um popular clube de golfe, um dos 3 da Zona Oeste (exitem mais 2 na Barra da Tijuca). Local considerado tranquilo, amplo e arborizado, ótimo para se fazer caminhadas. Há também o Marina Barra Club, ao lado e à beira da Lagoa da Tijuca.
O bairro também é possui diversas cachoeiras, cujo curso d'água vem do Parque Nacional da Tijuca. O acesso às cachoeiras se dá pela Rua Itália Fausta ou pela Estrada de Itajuru, passando por dentro do Morro do Banco.
Igrejas e Santuários
O bairro possui diversos estabelecimentos religiosos dos mais variados credos. A Paróquia de São Bartolomeu é nova e imponente, além de ser a pioneira dos templos religiosos do bairro, seguida da Paróquia de São João Batista e Capela Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Há o templo da Assembleia de Deus localizada na Estrada do Itanhangá, presente no bairro há mais de 15 anos. Além dela, há uma Igreja Presbiteriana (Igreja Presbiteriana da Barra) e a comunidade evangélica Terra Sarada, todas localizadas no bairro.
Principais vias
- Avenida Engenheiro Souza Filho
- Estrada do Itanhangá
- Estrada da Barra da Tijuca
- Estrada de Jacarepaguá
- Estrada das Furnas
Comunidades
Dado a sua proximidade com os bairros da Barra da Tijuca e da Zona Sul carioca, o Itanhangá se tornou uma opção viável de moradia para diversos trabalhadores advindos desses bairros. As favelas do Itanhangá diferentemente de outras na cidade do Rio de Janeiro, são calmas e pacíficas, possuindo farto comércio que atende todo o bairro do Itanhangá.
- Rio das Pedras (parte da comunidade)
- Tijuquinha
- Recanto da Barra da Tijuca
- Morro do Banco
- Vila da Paz
- Sítio Pai João
- Muzema
- Pedra do Itanhangá (Popularmente conhecida como "Cloro")
Ver também
Referências
- ↑ [1]
- ↑ Bairros do Rio
- ↑ Tabela 1172 - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo os bairros ou grupo de bairros - 2000
- ↑ [2]
- ↑ [3]
- ↑ http://mariazinhazinhazinha.blogspot.com/2008/10/tupi-guarani-anhanga.html
- ↑ NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
- ↑ http://www.itanhanga.com.br/