Agência Internacional de Energia (AIE - em Predefinição:Língua com nome) é uma organização internacional sediada em Paris ligada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Atua como a orientadora política de assuntos energéticos para seus 30 países membros. Os seus esforços tentam assegurar serem confiáveis, acessíveis para uma energia limpa para os seus cidadãos.
Foi fundada durante a crise do petróleo de 1973 1974. O papel inicial da AIE foi a fim de coordenar as medidas a serem tomadas em tempos da crise do petróleo.[1] Tal como os mercados da energia terem sido alterados, de modo a ter AIE como moderador. O seu mandato foi alargado a incorporar o equilíbrio da política energética: segurança energética, o desenvolvimento económico e a protecção do ambiente.[2] O trabalho corrente debruça - se sobre as políticas das alterações climáticas, mercado de reformas, tecnologias energéticas e a colaboração e proximidade com o resto do mundo, especialmente grandes consumidores e produtores de energia, como a China, Índia, Rússia e países da OPEP.
Com uma equipe de cerca de 190 colaboradores, principalmente especialistas na área da Energia entre os 29 países membros, a AIE realiza um amplo programa de investigação energética, compilação de dados, publicações e divulgação pública da política energética mais recente, análises e recomendações sobre as boas práticas.
Membros
Países Associados
Ver também
- Agência Internacional de Energia Atómica
- Agência Internacional para as Energias Renováveis
- Organização dos Países Exportadores de Petróleo
Referências
- ↑ «IEA Energy Scenarios: Change We Have to Believe In». Allianz Knowledge. 23 de junho de 2008. Consultado em 3 de julho de 2008
- ↑ «Environment». OECD/IEA. Consultado em 23 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2007