𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Inefável

Inefável, que significa o que não pode ser expresso verbalmente[1], é um termo utilizado para identificar algo de origem divina ou transcendental e com atributos de beleza e perfeição tão superiores aos níveis terrenos que não pode ser expresso em palavras humanas.

Por esta razão algumas Seitas e Religiões utilizam o termo inefável para representar a divindade máxima dentro de uma hierarquia.

Os Gnósticos o chamam assim para diferencia-lo do Deus do cristianismo e do judaísmo. Para eles o Inefável deu origem a Sofia e esta, conseqüentemente, ao Demiurgo e aos todos Arcontes.

Na Bíblia este termo aparece vindo da palavra grega anekdiegetos e também pode ser traduzida como inexprimível e indescritível.

Nas Upanishads indianas, a realidade absoluta ou Brahman é considerada como impensável, ou seja, estaria além dos conceitos.[2]

Referências

  1. https://pt.wiktionary.org/wiki/inef%C3%A1vel
  2. MARTINS, Roberto de Andrade. O indizível no pensamento indiano: a sabedoria que ultrapassa os conceitos. Pp. 85-102, in: SANTOS, João Marcos Leitão (org.). Religião, a herança das crenças e as diversidades de crer. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

Ver também

Ícone de esboço Este sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste