𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Inês Martins Cardoso

Predefinição:Sem notas Inês Martins Cardoso foi juntamente com o seu marido Álvaro Martins Homem, 1.º Capitão donatário da Praia, actual cidade da Praia da Vitória um dos primeiros povoadores da ilha Terceira.

Esta família chegou aos Açores na segunda metade no século XV, e, portanto, pouco depois de descoberta a Terceira.

Passaram à ilha Terceira três ramos dos Cardosos que no reino existiam com nobreza, a saber: Inês Martins Cardoso, João Vaz Cardoso e Henrique Cardoso. Aquela, segundo o padre Manuel Marcelino Pereira, Francisco Ferreira Drummond e outros historiadores, era filha de Marfim Anes Cardoso, fidalgo da Casa do Infante, e morador, que foi, na cidade de Vizeu. Quanto a João Vaz e Henrique Cardoso, pode afirmar-se que eram da mesma geração e linhagem de Inês Martins Cardoso.

Inês Martins Cardoso, foi para a dita ilha Terceira com seu marido Álvaro Martins Homem, onde foram pais de:

1 - Antão Martins Homem, que 2º capitão donatário da vila da Praia, Actual cidade da Praia da Vitória e que casou com Isabel de Ornelas da Câmara.

João Vaz Cardoso, casou na Vila de Ferreira com Andreza Rodrigues Rebelo, por morte da qual se fez clérigo. Foi o 1.° vigário da matriz de Santa Cruz da Praia, da ilha Terceira, para onde levou as seguintes filhas que havia tido do matrimónio:

  1. Catarina Cardoso, Gaspar Gonçalves Machado Ribeira Seca.
  2. Beatriz Cardoso, que casou com F. .... Homem.
  3. Isabel Cardoso, mulher de Braz Gonçalves da Costa.

Referências

  • Nobiliário da ilha Terceira, volume I, de Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, edit. Livraria Fernando Machado & Comp. 1944.

talvez você goste