A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Mãe de Deus localiza-se em Povoação, no concelho de Vila da Povoação, Ilha de São Miguel, Açores.
Começou a ser construída em 24 de Julho de 1848, por iniciativa da junta de paróquia e do pároco respectivo, padre Julião Francisco Tavares que, como os habitantes da localidade, desejavam um templo mais amplo do que a Igreja do Rosário, à beira-mar.
Escolhido o terreno em local central da Vila da Povoação, a referida junta logo resolveu aplicar nessa obra diversos capitais mutuados de que dispunha. A compra do terreno teve vários embaraços, a avaliação da obra demorou, e só naquela data esta se iniciou.
Em 1856 a igreja era aberta ao público, prosseguindo no entanto as obras das várias dependências. A torre só seria construída muito mais tarde, já no século XX.
A bênção foi então feita pelo prior de Vila Franca, por delegação do bispo D. Fr. Estevão de Jesus Maria.
Com o andar dos tempos e com os sismos que abalaram a Vila da Povoação, a Igreja de Nossa Senhora da Mãe de Deus foi-se arruinando. Pedido ao Estado um subsidio para a sua reparação, este veio em Fevereiro de 1946.
No ano seguinte, a obra foi comparticipada pelo Estado e pela junta geral e as obras que estão foram levadas a efeito atingiram toda a igreja ficando esta valorizada com novos retábulos e imagens, pinturas dos tectos e dois lindos painéis de azulejos, da autoria de Domingos Rebelo.
Ver também
Referências
- Jornal Açores, 1955.