𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Igor Dobrovolski

Predefinição:Info/Treinador

Igor Ivanovich Dobrovolski ou Ihor Ivanovych Dobrovols'kyi - respectivamente, em russo, Игорь Иванович Добровольский e, em ucraniano, Ігор Іванович Добровольский (Markovo, 27 de agosto de 1967) - é um ex-futebolista e treinador de futebol ucraniano e russo, campeão olímpico em Seul 1988.[1]

Carreira

Nascido próximo de Odessa, mudou-se criança para Chişinău (também conhecida como Kishinev), capital da então RSS da Moldávia. Lá, aos 17 anos, começou a carreira, no Nistru Chişinău.

Em 1986, já pertencia ao Dínamo Moscou, da capital russa, clube pelo qual integrou a seleção soviética nas Olimpíadas de 1988 - onde foi campeão, vice-artilheiro (com um gol a menos que Romário) e autor do gol de empate na final contra o Brasil - e na Copa de 1990.

Saiu do Dínamo em 1990 e rodou por Servette, Olympique, Genoa e Atlético de Madri, dentre outros. Encerrou a carreira em 2006, aos 39 anos, de volta à agora independente Moldávia, onde acumulava funções de jogador e técnico do Tiligul Tiraspol (da Transnístria). Era uma retomada da carreira de jogador, interrompida em 1999.

Em 2007, já aposentado como jogador, tornou-se técnico da Seleção da Moldávia, mas não obteve progressos; saiu após o fim da campanha do país nas Eliminatórias para a Copa de 2010, em que os moldávios não conseguiram vencer, somando apenas três pontos de empates e terminando na última colocação de seu grupo.

Desde 2010, Dobrovolski comanda o Dacia Chişinău, sendo apontado pela torcida dos Lobos como um dos responsáveis pelo título nacional.

Após o fim da União Soviética, Dobrovolski jogou a Eurocopa de 1992 pela seleção da CEI (onde marcou o único gol da equipe na competição) e, com o fim desta, preferiu jogar pela Rússia, mesmo sendo ucraniano.

Não esteve na equipe que disputou a Copa do Mundo de 1994 por ser um dos que boicotaram o técnico Pavel Sadyrin, mas esteve entre os convocados para a Euro 96 (quando os russos foram comandados por Oleg Romantsev).

Depois de pendurar as chuteiras, iniciou-se como treinador ao comandar a Seleção Moldávia, em 2007 aonde ficou durante dois anos. em seguida comandou equipes moldavas e russas, até retornar ao comando da Seleção Moldávia[2].

Referências

  1. «Perfil na Sports Reference». Consultado em 13 de fevereiro de 2016 
  2. Daily Mail (23 de dezembro de 2015). «Igor Dobrovolskiy named Moldova head coach». Consultado em 22 de agosto de 2016 

Predefinição:Info/Time Predefinição:Info/Time

Predefinição:Info/Time

talvez você goste