Igor Ivanovich Dobrovolski ou Ihor Ivanovych Dobrovols'kyi - respectivamente, em russo, Игорь Иванович Добровольский e, em ucraniano, Ігор Іванович Добровольский (Markovo, 27 de agosto de 1967) - é um ex-futebolista e treinador de futebol ucraniano e russo, campeão olímpico em Seul 1988.[1]
Carreira
Nascido próximo de Odessa, mudou-se criança para Chişinău (também conhecida como Kishinev), capital da então RSS da Moldávia. Lá, aos 17 anos, começou a carreira, no Nistru Chişinău.
Em 1986, já pertencia ao Dínamo Moscou, da capital russa, clube pelo qual integrou a seleção soviética nas Olimpíadas de 1988 - onde foi campeão, vice-artilheiro (com um gol a menos que Romário) e autor do gol de empate na final contra o Brasil - e na Copa de 1990.
Saiu do Dínamo em 1990 e rodou por Servette, Olympique, Genoa e Atlético de Madri, dentre outros. Encerrou a carreira em 2006, aos 39 anos, de volta à agora independente Moldávia, onde acumulava funções de jogador e técnico do Tiligul Tiraspol (da Transnístria). Era uma retomada da carreira de jogador, interrompida em 1999.
Em 2007, já aposentado como jogador, tornou-se técnico da Seleção da Moldávia, mas não obteve progressos; saiu após o fim da campanha do país nas Eliminatórias para a Copa de 2010, em que os moldávios não conseguiram vencer, somando apenas três pontos de empates e terminando na última colocação de seu grupo.
Desde 2010, Dobrovolski comanda o Dacia Chişinău, sendo apontado pela torcida dos Lobos como um dos responsáveis pelo título nacional.
Após o fim da União Soviética, Dobrovolski jogou a Eurocopa de 1992 pela seleção da CEI (onde marcou o único gol da equipe na competição) e, com o fim desta, preferiu jogar pela Rússia, mesmo sendo ucraniano.
Não esteve na equipe que disputou a Copa do Mundo de 1994 por ser um dos que boicotaram o técnico Pavel Sadyrin, mas esteve entre os convocados para a Euro 96 (quando os russos foram comandados por Oleg Romantsev).
Depois de pendurar as chuteiras, iniciou-se como treinador ao comandar a Seleção Moldávia, em 2007 aonde ficou durante dois anos. em seguida comandou equipes moldavas e russas, até retornar ao comando da Seleção Moldávia[2].
Referências
- ↑ «Perfil na Sports Reference». Consultado em 13 de fevereiro de 2016
- ↑ Daily Mail (23 de dezembro de 2015). «Igor Dobrovolskiy named Moldova head coach». Consultado em 22 de agosto de 2016