𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Huainanzi

Predefinição:Sem notas


Huainanzi (Predefinição:Zh) é um livro clássico da filosofia chinesa, escrito na dinastia Han. O texto também é conhecido como Huainan Honglie (Predefinição:Zh). Foi escrito sob o patrocínio de Liu An, rei de Huainan.

O livro Huainanzi

Este livro é uma coleção de ensaios, resultado dos debates literários e filosóficos entre Liu An e diversos sábios convidados a sua corte, especialmente os conhecidos como oito imortais de Huainan.

A obra reúne conceitos do Taoismo, do Confucionismo e do Legismo, apresentando princípios teóricos fundamentais da filosofia chinesa, como a relação de Yin Yang e a teoria dos cinco elementos.

A data em que foi composto o Huainanzi é mais precisa que a datação da maioria dos textos chineses antigos. Tanto o Livro de Hã como os Registros do Grande Historiador registram que, em 139 a.C., Liu An visitou seu sobrinho, o imperador Wu de Han, oportunidade em que o presenteou com uma cópia do livro em vinte um capítulos que acabara de completar.

O Huainanzi é uma eclética compilação com capítulos ou ensaios que tratam de temas diversos como mitologia, história, astronomia, filosofia, ciência, metafísica, natureza e política.

O livro discute diversas escolas de pensamento pré-Han, especialmente o Taoismo. Traz mais de oitocentas citações de textos clássicos chineses.

A fundamentação das práticas de meditação e dos exercícios chineses tradicionais pode ser encontrada em seu texto em reflexões como esta:

O céu é calmo e claro, a terra estável e pacífica.
Os seres que distanciam destas qualidades morrem,
enquanto que aqueles que as observam perduram.

Os capítulos do livro

A diversidade dos ensaios é visível a partir dos próprios títulos dos capítulos (adaptados para o português a partir da tradução de Le Blanc, 1985, 15-16):

        01      原道訓 Yuandao	Procurando o Tao
	02	俶真訓 Chuzhen	O Princípio da Realidade
	03	天文訓 Tianwen	Padrões do Céu
	04	墬形訓 Zhuixing	Formas da Terra
	05	時則訓 Shize	A Regulagem das Estações
	06	覽冥訓 Lanming	Vislumbrando o Obscuro
	07	精神訓 Jingshen	O Espírito e a Respiração Seminal
	08	本經訓 Benjing	Norma Fundamental 
	09	主術訓 Zhushu	A Habilidade do Governante
	10	繆稱訓 Miucheng	Designações Errôneas 
	11	齊俗訓 Qisu	Placing Customs on a Par
	12	道應訓 Daoying	Respostas sobre o Tao
	13	氾論訓 Fanlun	Compêndio de Ensaios
	14	詮言訓 Quanyan	Discurso Explanatório
	15	兵略訓 Binglue	Estratégia Militar 
	16	說山訓 Shuoshan	Discurso sobre as Montanhas
	17	說林訓 Shuolin	Discurso sobre as Florestas
	18	人間訓 Renjian	No mundo do Homem
	19	脩務訓 Youwu	A Necessidade de Treinar
	20	泰族訓 Taizu	A Grande União
	21	要略   Yaolue	 O Essencial


Referências

  • Ames, Roger T. (1983). "The Art of Rulership: A Study of Ancient Chinese Political Thought." Honolulu: University of Hawaii Press. ISBN 0-7914-2062-0
  • Balfour, Frederic H. (1884). "Taoist Texts: Ethical, Political, and Speculative." London: Trubner. ISBN 1-59752-175-2.
  • Cleary, T. Estratégia e Liderança. São Paulo: Saraiva, 1994. (inclui alguns trechos do Huainanzi)
  • Le Blanc, Charles. (1985). "Huai-nan Tzu: Philosophical Synthesis in Early Han Thought: The Idea of Resonance (Kan-Ying) With a Translation and Analysis of Chapter Six." Hong Kong: Hong Kong University Press. ISBN 962-209-179-2.
  • Major, John S. (1993). "Heaven and Earth in Early Han Thought: Chapters Three, Four, and Five of the Huainanzi." Albany: SUNY Press. ISBN 0-7914-1586-4.
  • Morgan, Evan S. (1934). "Tao, the Great Luminant: Essays from the Huai Nan Tzu." Shanghai: Kelly and Walsh. ASIN: B00085Y8CI.
  • Roth, Harold. (1992). "The Textual History of the Huai-nan Tzu." Ann Arbor: AAS Monograph Series. ISBN 0-924304-06-5.
  • Wallacker, Benjamin E. (1962). "The Huai-nan-tzu, Book Eleven: Behavior, Culture and the Cosmos." New Haven: American Oriental Society. ASIN: B0007DSHAA.

Ligações externas

  • (em chinês)
[1],  [2], [3], [4] 淮南子, texto original com os 21 capítulos, em  chinês.

talvez você goste