𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Horilka

Horilka (em ucraniano: горілка) é uma vodka ucraniana.[1][2] A horilka geralmente é destilada a partir do trigo ou da batata.[2] A palavra horilka em também designa, genericamente, toda bebida alcoólica branca. A horilka caseira é conhecida como samohon (ucraniano: самогон, literalmente "auto-destilado").[2] A horilka geralmente é mais forte e mais picante do que uma típica vodka russa.[1]

Na Ucrânia são produzidas vários tipos da horilka, alguns destas industrialmente, outras de maneira mais caseira. Alguns tipos da horilka são: malynivka (feita de framboesa); tertukha (morangos), agrusivka (groselha), ternivka (abrunheiro), kalynivka (novelo), shypshynnyk]] (árvore da rosa), horobynivka (sorbus), vyshnyak ou vyshnivka (cereja), slyv´yanka (ameixeira), morelivka (damasco), tsytrynivka (limão), mokrukha (laranja e cravo–da–Índia), mochena (rodelas de cítrino), kontabas (groselha preta), horikhivka (noz). A horilka também pode ser feita de mel, menta ou até de leite. Em alguns casos, a pimenta vermelha (pimenta malagueta) é colocada nas garrafas de horilka, tornando-a um pouco picante. Este tipo de horilka é conhecido como horilka z pertsem ou pertsivka (a horilka z pertsem, sempre feita na Ucrânia, refere-se à horilka engarrafada com a pimenta picante, enquanto a pertsivka, que pode ser russa, é tipicamente uma horilka temperada com a essência da pimenta).

Tradições

A horilka tem um importante papel na cultura tradicional ucraniana, principalmente nos casamentos tradicionais.

Página Predefinição:Quote/styles.css não tem conteúdo.

E tragam muita horilka, mas não aquela para as mariquinhas, com uva–passa, ou outro tipo destas coisas — tragam nós uma horilka mais pura, dê nós essa bebida demoníaca que nós faça loucos, brincalhões e selvagens!

— Taras Bulba, por Mykola (Nikolay) Gogol

Etimologia

A palavra horilka é datada de 1562 (горилка) e 1678 (горѣлка). Existem as diferenças dialectais: harilka, horilash, horilytsya, horilets’, horilukha, z•horivka, zorivka, orilka, ou horivka, horychka (as duas últimas da Ucrânia Ocidental).

A palavra deriva do verbo hority, "queimar-se", parecido com o bielorrusso: harelka; o checo: kořalka; o eslovaco: goralka, goržolka; existe a possibilidade da a palavra ter sido adoptada do Antigo Alto Alemão der brannte WeinBranntwein, cognata da palavra inglesa brandy, abreviatura do brandywine, do holandês brandewijn, ‘vinho que queima’.

Referências

  1. 1,0 1,1 «Ukraine and ancient Rus». The odd Russia site. Consultado em 28 de maio de 2020. Arquivado do original em 11 de novembro de 2006 
  2. 2,0 2,1 2,2 «Welcome to Ukraine». web.archive.org. 15 de dezembro de 2005. Consultado em 28 de maio de 2020 

Predefinição:Símbolos da Ucrânia

talvez você goste