𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Hilaire Belloc

Disambig grey.svg Nota: Se procura por outros resultados, veja Hilaire.
Hilaire Belloc
Obras destacadas The Servil State
Ideias notáveis Distributismo
Religião Catolicismo

Joseph Hilaire Pierre René Belloc (La Celle-Saint-Cloud, 27 de julho de 1870Guildford, Surrey, 16 de julho de 1953) foi um escritor britânico.

É reconhecido por, juntamente com os outros católicos (G. K. Chesterton, Cecil Chesterton, Arthur Penty), haver previsto o sistema sócio-económico do distributismo.

Biografia

Joseph-Pierre Hilaire Belloc nasceu em França, nos arredores de Paris, em La Celle-Saint-Cloud, a 27 de Julho de 1870, filho de um advogado francês casado com uma inglesa (Bessie Rayner Parkes), pertencente à alta burguesia, proveniente do protestantismo e convertida ao catolicismo e que foi muito activa nos primórdios do movimento feminino pró-sufrágio.

A educação de Belloc foi quase inteiramente britânica, após a morte do pai, começando na Oratory School em Birmingham, uma escola católica e continuando no Balliol College, em Oxford, pela qual se licenciou em História, em 1894, com “the highest honors”.

Casou com uma americana, Elodie Hogan, em 1896.

Em 1902 tornou-se súbdito britânico, por naturalização, e durante alguns anos (1906-1910) foi membro do Parlamento Britânico, sob as cores do Partido Liberal.

Em Oxford revelou-se um excelente orador e parece não haver grandes dúvidas de que poderia, se quisesse, ter tido uma carreira distinta na política. Mas acabou por escolher a escrita como o seu campo de acção e, na verdade, missão, e tornou-se um dos mais prolixos e diversificados - atendendo à diversidade de temáticas e de estilos - autores na longa história da literatura inglesa.

Quando morreu, a 16 de Julho de 1953, com quase 83 anos de idade, Belloc deixava para trás cerca de cem livros publicados e um vasto número de ensaios avulsos, artigos, recensões e discursos. Uma das mais controversas figuras do seu tempo, foi, também, um dos mais respeitados e venerados, pela sua cultura, visão, vigor e brilhantismo de estilo literário.

Escreveu muito sobre História, incluindo uma História de Inglaterra[1] em quatro volumes, e vários tratamentos histórico e biográficos da Revolução Francesa – um acontecimento com uma quase obsessiva influência no pensamento de Belloc -, mas os seus escritos historiográficos ocuparam relativamente pequeno espaço na totalidade da sua bibliografia.

Ele era crítico literário e analista social e político, um incessante polemista em muitas áreas, jornalista, novelista e sobretudo, poeta.

Os seus poemas podem ser encontrados em muitas antologias de poesia inglesa, mas a sua primeira aventura neste campo foi a dos versos com non sense. O seu livro The Bad Child’s Book of Beasts, escrito enquanto se encontrava em Oxford, em 1896, gerou uma atenção imediata e é considerado nos nossos dias como um clássico.

Belloc escreveu mais de 150 obras. Entre elas poesia, polêmica, romance, não-ficção, ficção, tratados de literatura e literatura crítica. Com sucesso em todas as áreas, obteve nobre destaque em livros de conto infantil e literatura de não-ficção.[2]

Encontra-se sepultado em Our Lady Of Consolation and St Francis Churchyard, West Grinstead, West Sussex na Inglaterra.[3]

Trabalhos

Miscelânea

Referências

  1. Michael H. Markel, Hilaire Belloc, Twayne Publishers (1975), p. 34
  2. Ferri, Leticia Mendes (23 de agosto de 2019). «\'O livro das feras para crianças más\' de Hilaire Belloc: tradução e comentários» (em português) 
  3. Predefinição:Findagrave

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Hilaire Belloc

talvez você goste