Este artigo não cita fontes confiáveis. (Janeiro de 2012) |
Hermann Baumgarten | |
---|---|
Hermann Baumgarten (4 de abril de 1856[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] – 6 de fevereiro de 1908[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) foi um jornalista brasileiro.
Biografia
Filho de um dos primeiros imigrados da Colônia São Paulo de Blumenau, Carl Friedrich Julius Baumgarten, que ali chegou em junho de 1853. Este Julius foi tratado pelo Dr. Hermann Blumenau com especial atenção, e existe vasta documentação relativa aos primeiros anos após sua chegada à nova colônia.
Hermann Baumgarten foi fundador do primeiro jornal na cidade brasileira de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, o "Blumenauer-Zeitung", cujo primeiro exemplar saiu no dia 1 de janeiro de 1881. Com as oficinas inicialmente instaladas na atual Alameda Duque de Caxias, já antes de 1889, encontrava-se localizado defronte ao atual Teatro Carlos Gomes, em terras recebidas por sua esposa Maria Deeke, do pai desta, Frederico Deeke. Anexa às oficinas e aos escritórios, encontrava-se a residência da família do editor Baumgarten. Hermann era republicano extremado e teve seu jornal empastelado e as impressoras confiscadas e removidas para Destêrro pelas forças federalistas que se lhe opunham. Coleções do jornal foram incendiadas, sua casa depredada e mesmo as galinhas do terreiro serviram de alvo aos fuzis revanchistas. Hermann Baumgarten casou-se com Maria Gisela Deeke, filha do comandante da Guarda de Batedores do Mato : Frederico Deeke. Na antiga casa ainda em 1948 residia Dª Frieda Baumgarten Tonolli, filha de Maria Gisela Deeke Baumgarten. Frieda Tonolli por volta de 1960 residia no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.