𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Helena Laureano

Helena Laureano
Nome completo Helena Isabel da Cunha Vaz Cardoso Laureano
Nascimento 4 de outubro de 1967 (56 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Sesimbra, Portugal
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Actriz, Modelo
Cônjuge João Cabral (de 1992 a 2000)

Helena Isabel da Cunha Vaz Cardoso Laureano mais conhecida por Helena Isabel Laureano[1] (Sesimbra, 4 de Outubro de 1967) é uma ex-modelo e actriz portuguesa. Teve como destaque na sua carreira a Francisca de Caixa Alta revelou uma brilhante interpretação e revelação em televisão iniciando assim o seu caminho do mundo da representação, também obteve notoriedade com a vilã Maria dos Prazeres, em "O Olhar de Serpente, na SIC, também no papel de protagonista. Os projectos Fascínios, Ilha dos Amores, Flor do Mar e Mar de Paixão, na TVI, catapultaram-na para as luzes da ribalta. Em Dezembro de 2010 regressou à SIC, onde assinou contrato de exclusividade e interpretou Eduarda Rodrigues, uma personagem que sofria de violência doméstica, na novela Rosa Fogo.

Em 2013, terminado o contrato de exclusividade com a estação anteriormente mencionada, a actriz regressa á TVI para uma interpretação na novela Belmonte, na qual dá corpo a Anabela Milheiro, professora do ensino secundário.

Nos últimos anos está afastada do pequeno ecrã e lamenta a falta de oportunidades enquanto atriz, revelando em entrevista que está a ser dramático pagar as contas[2].

Moda

Helena Laureano foi Dama de Honor no Concurso Miss Portugal conquistando para além do anterior, o titulo de Miss fotogenia e Miss Simpatia. Representou Portugal no concurso Miss World em 1988 conquistando o título de Miss Personalidade (Miss Personality). Iniciou depois a sua carreira como modelo e posteriormente como actriz.

Cinema

A participação de Helena no cinema conta com consideráveis participações.

  • 1992 - No Dia dos Meus Anos de João Botelho
  • 1993 - A Casa dos Espíritos, de Bille August (figuração especial)
  • 1997 - Cães Sem Coleira de Rosa Coutinho Cabral
  • 1999 - Aniversário no Banco de António J. Pires e Fernando Vendrell
  • 2000 - A Falha de João Mário Grilo
  • 2000 - Olhó Passarinho de José Sacramento como Cristina
  • 2005 - O Fatalista de João Botelho como Suzete
  • 2006 - Parte De Mim de Margarida Leitã
  • Fatal uma curta-metragem de Pedro Sousa como Lara (protagonista)
  • 2006 - Lavado em Lágrimas de Rosa Coutinho Cabral como Luísa.

Teatro

Relativamente ao Teatro, Helena assumiu, com grande distinção, várias personagens na peça Malaquias. No Teatro Villaret, em “Popcorn” contracena com António Feio e com um vasto elenco. Em 2010 entrou na peça “Raparigas”, no Teatro da Comuna, uma peça contemporânea que conta a história de um homem mulherengo que decide se casar, como forma de despedida, escolhe estar com quatro das suas ex-namoradas. Daí advertem muitas peripécias de fazer levar o espectador a chorar a rir.  

Fez parte do elenco da peça No Fim da Linha, espectáculo sobre o tráfico humano em que os actores protagonizam histórias de vidas destruídas, com o objectivo de sensibilizar para esta problemática.

Televisão

Referências

  1. «Certidão de lista de associadas da Audiogest» (PDF). IGAC/Ministério da Cultura. 25 de julho de 2007. Consultado em 6 de Janeiro de 2014. Arquivado do original (pdf) em 24 de dezembro de 2013 
  2. «Helena Laureano desespera com falta de trabalho» 

Ligações externas

talvez você goste