𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Hatful of Hollow

Hatful of Hollow
Coletânea musical de The Smiths
Lançamento 12 de outubro de 1984 (1984-10-12)
Gravação 1983–1984
Estúdio(s)
Gênero(s)
Duração Predefinição:Duração
Idioma(s) Inglês
Formato(s) Disco de vinil, fita cassete
Gravadora(s) Rough Trade
Produção
  • John Porter
  • The Smiths
  • Roger Pusey
  • Dale "Buffin" Griffin
Cronologia de The Smiths
style="width: 50%; vertical-align: top; padding: 0.2em 0.1em 0.2em 0; background-color: Predefinição:Info/Álbum/cor2; "|
The Smiths
(1984)
style="width: 50%; vertical-align: top; padding: 0.2em 0 0.2em 0.1em; background-color: Predefinição:Info/Álbum/cor2; "|
Meat Is Murder
(1985)
Singles de Hatful of Hallow
  1. "Heaven Knows I'm Miserable Now"
    Lançamento: 21 de Maio de 1984
  2. "William, It Was Really Nothing"
    Lançamento: 20 de Agosto de 1984
  3. "How Soon Is Now?"
    Lançamento: 28 de Janeiro de 1985

Predefinição:Category handler

Hatful of Hollow é um álbum de compilação da banda de rock inglesa The Smiths, lançado em 12 de novembro de 1984 pela Rough Trade Records. O álbum apresenta gravações de estúdio da BBC Radio 1 e dois singles contemporâneos com seus lados B. Foi lançado nos Estados Unidos em 9 de novembro de 1993 pela Sire Records, que inicialmente se recusou a lançar o álbum nos EUA. Em vez disso, Sire lançou Louder Than Bombs nos EUA em 1987 - que contém várias das mesmas faixas de Hatful of Hollow - bem como a compilação britânica The World Won't Listen.

Hatful of Hollow alcançou o 7º lugar na parada de álbuns do Reino Unido, permanecendo na parada por 46 semanas.[1] Em 2000, a revista Q colocou o álbum na 44ª posição em sua lista dos "100 Maiores Álbuns Britânicos de Todos os Tempos".

Capa

A capa atual de Hatful of Hollow é a capa da edição do CD, com uma fotografia recortada do desconhecido Fabrice Colette tirada por Gilles Decroix. A capa original incluía uma tatuagem de um desenho de Jean Cocteau no ombro esquerdo de Colette, que Colette encomendou em junho de 1983 porque ele idolatrava Cocteau. A fotografia foi tirada de uma edição especial de julho de 1983 do jornal francês Libération.[2] Além disso, a capa antiga tinha uma grande moldura azul-celeste com as legendas "The Smiths" e "Hatful of Hollow" acima e abaixo da imagem. As edições posteriores a 1987 apresentam a versão cortada com o texto sobreposto, embora a reedição em vinil de 2011 tenha restabelecido a capa original.

Conteúdo

O álbum consiste principalmente de músicas gravadas em várias sessões da BBC Radio 1 em 1983. As faixas mostradas em negrito foram incluídas no álbum.[3]

  1. Para John Peel em 18 de maio de 1983 (transmissão em 31 de maio): "Handsome Devil", "Reel Around the Fountain", "Miserable Lie", "What Difference Does It Make?" (todas as quatro músicas foram lançadas mais tarde como a Peel Sessions EP)
  2. Para David Jensen em 26 de junho de 1983 (transmissão em 4 de julho): "These Things Take Time", "You've Got Everything Now", "Wonderful Woman"
  3. Para Jensen em 25 de agosto de 1983 (transmissão em 5 de setembro): "Accept Yourself", "I Don't Owe You Anything", "Pretty Girls Make Graves", "Reel Around the Fountain"
  4. Para Peel em 14 de setembro de 1983 (transmissão em 21 de setembro): "This Charming Man", "Back to the Old House", "This Night Has Opened My Eyes", "Still Ill"

Quando transmitido pela primeira vez, essas sessões de rádio apresentavam principalmente músicas que não estavam disponíveis. Todos foram posteriormente regravados para singles ou para o álbum de estreia da banda no ano seguinte. "This Night Has Opened My Eyes" foi gravado em estúdio em junho de 1984, mas a única versão já lançada foi a Peel Session de setembro.

Hatful of Hollow também apresenta o single de estreia da banda, "Hand in Glove", e seus dois singles mais recentes antes do lançamento do álbum, "Heaven Knows I'm Miserable Now" e "William, It Was Really Nothing". respectivos lados B, "Girl Afraid", "How Soon Is Now?" e "Please Please Please Let Me Get What I Want".

"How Soon Is Now?" receberia um single separado em 1985 no Reino Unido e nos EUA. Ele alcançou a posição 24 nas paradas britânicas, mas não conseguiu traçar nos EUA. Morrissey e Johnny Marr lamentaram a falta de sucesso nas paradas do que eles consideravam sua música mais forte até agora. "How Soon Is Now?" também apareceu na trilha sonora do filme Out of Bounds de 1986, mas não foi incluído no álbum da trilha sonora que o acompanha.

Versões

As versões das músicas das sessões de rádio são diferentes de outras gravações de estúdio. Algumas das principais diferenças são:

  • "What Difference Does It Make?" tem guitarras mais pesadas e com um som mais natural do que a versão do The Smiths. Também está em um tom mais alto do que a versão do The Smiths.
  • "These Things Take Time" apresenta baixo mais proeminente e bateria menos controlada do que na versão do "What Difference Does It Make?" do single. Figuras de guitarra deslizantes acompanham o refrão.
  • "This Charming Man" tem vocais, guitarras e até bateria mais suaves e otimistas do que a versão lançada como single e em algumas versões do The Smiths. A linha de baixo é mais alta e ligeiramente alterada. Além disso, não há introdução de guitarra solo.
  • "Still Ill" abre e fecha com um solo de gaita, e soa menos oco e um pouco mais lento do que a versão em The Smiths.
  • "You've Got Everything Now" é mais lenta que a versão do The Smiths e não tem nenhuma parte de teclado. A linha de baixo também é ligeiramente alterada.
  • "Back to the Old House" é uma canção acústica com guitarras e vocais melancólicos, ao contrário da versão completa da banda no single de "What Differences Does It Make?".
  • "Reel Around the Fountain" tem bateria e violões acústicos mais maçantes do que a versão do The Smiths. O baixo é mais proeminente, mas as partes de piano e órgão não estão incluídas. Também está em um tom mais alto do que a versão do The Smiths.

Além disso, a versão original do single "Hand in Glove" está incluída, não a versão remixada que aparece no The Smiths. Ele apresenta um fade-in e fade-out, graves mais altos e vocais que soam muito distantes.

Faixas

Todas as letras compostas por Morrissey, todas as melodias compostas por Johnny Marr.

Lado A

  1. "Willliam, It Was Really Nothing" (Single A-Side) – 2:09
  2. "What Difference Does It Makes?" (John Peel Sessions) – 3:11
  3. "These Things Take Time" (David Jensen Sessions) – 2:32
  4. "This Charming Man" (John Peel Sessions) – 2:42
  5. "How Soon Is Now?" (Single B-Side) – 6:44
  6. "Handsome Devil" (John Peel Sessions) – 2:47
  7. "Hand in Glove" (Single A-Side Mix) – 3:13
  8. "Still Ill" (John Peel Sessions) – 3:32

Lado B

  1. "Heaven Knows I'm Miserable Now" (Single A-Side) – 3:33
  2. "This Night Has Opened My Eyes" (John Peel Sessions) – 3:39
  3. "You've Got Everything Now" (David Jensen Sessions) – 4:18
  4. "Accept Yourself" (David Jensen Sessions) – 4:01
  5. "Girl Afraid" (Single B-Side) – 2:48
  6. "Back to the Old House" (John Peel Sessions) – 3:02
  7. "Reel Around the Fountain" (John Peel Sessions) – 5:51
  8. "Please Please Please Let Me Get What I Want" (Single B-Side) – 1:50

Ficha técnica

The Smiths

Músicos adicionais

  • John Porter – percussão eletrônica[6] (em "How Soon Is Now?")

Técnico

  • John Porter – produtor
  • The Smiths – produtores
  • Roger Pusey – produtor
  • Dale "Buffin" Griffin – produtor
  • Martin Colley - engenheiro de som
  • Mike Robinson – engenheiro de som (em "Accept Yourself")

Charts

Ano Chart Posição
1984 UK Albums Chart[7] 7

Certificações

Região Certificação Vendas
Estados Unidos 133,809[8]

Referências

  1. David Roberts British Hit Singles and Albums, Guinness World Records Limited
  2. «Hatful Of Hollow sleeve source (Liberation, July 1983) - Morrissey-solo». www.morrissey-solo.com 
  3. «The Smiths radio performances» 
  4. Goddard, S, 2013. Songs That Saved Your Life - The Art of The Smiths 1982–87. 2nd ed. U.K.: Titan Books. P. 121
  5. Cavanagh, D, 1993. Irreproachable: The Smiths: the very best of British?. Q Magazine, 1 December 1993.
  6. Fletcher, T, 2012. A Light That Never Goes Out: The Enduring Saga of the Smiths. 1st ed. U.K.: Random House. p. 355.
  7. «SMITHS | Artist». Official Charts Company 
  8. «Morrissey/Smiths US album sales in 2007 and total sales since 1992 - Morrissey-solo». www.morrissey-solo.com. Consultado em 1 de março de 2022 

Ligações externas

Predefinição:The Smiths

talvez você goste