Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2021) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
Harold Edwim Willians (Hollywood, Califórnia, 27 de novembro de 1913 Los Angeles, 11 de Setembro, 2002) foi um missionário norte-americano.
Ele e sua família freqüentavam o Angelus Temple. Ali ele aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimee Sample McPherson. Neste mesmo tempo conheceu Mary Elizabeth e, no dia 27 de maio de 1939 uniu-se a ela em matrimônio.
O verdadeiro chamado para dedicar sua vida ao serviço do Senhor veio numa campanha para a juventude na igreja de Long Beach. Naquele dia, ajoelhado ao lado do piano de cauda, ele entregou sua vida ao Senhor.
Formou-se no Life Bible College em junho de 1942. Assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano em Arkansas, na igreja de Little Rock. Foi nomeado pelo gabinete de missões para a Bolívia no ano de 1945, e em julho de 1946 foi nomeado para o Brasil. Morou na cidade de Poços de Caldas enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês, foi em 1950 para São João da Boa Vista, onde fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular, originalmente denominada Evangélica do Brasil.
Nos anos de 1953 e 1954 liderou, juntamente com o missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, o qual se iniciou na cidade de São Paulo, espalhando-se depois por todo o território nacional. O movimento utilizava tendas para a realização de suas reuniões, dava ênfase à cura divina e difundia o lema "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente".
Deixou esposa, Mary Elizabeth Willians, os filhos John Robert, Paul James, Diane Elizabeth, e netos.