𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Guariroba (Taquaritinga)

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Guariroba (desambiguação).
Guariroba
  Distrito do Brasil  
CCB - Guariroba - Taquaritinga I - panoramio.jpg
Localização
Estado  São Paulo
Município Predefinição:BR-SP-Taquaritinga
História
Criado em 31 de outubro de 1918 (105 anos)
Características geográficas
Área total 144,001 km²
População total (2010) 2 090 hab.

Predefinição:Falta-geodata

Guariroba é um distrito do município brasileiro de Taquaritinga, no interior do estado de São Paulo[1][2].

História

Origem

Por volta do ano de 1917, atraídos pela riqueza do café, fazendeiros se fixaram no local. O fundador de Guariroba José Pires de Góes, que veio da cidade de Araras, doou terras para a praça da Igreja e mais tarde para o cemitério.

O distrito de foi criado em 1918, e a partir de então foi instalado o Cartório de Paz e Anexos do Civil e Tabelionato, para que todos os residentes nas áreas compreendidas pelas divisas do distrito procedessem os registros de óbitos e nascimentos e publicassem os proclamas de casamentos[3].

Alzino Micalli foi o doador das terras onde foi construída a escola do distrito, a E.M. "Ricieri Micalli".

Lendas

A “Lenda do Capa Preta” é uma das mais vivas no imaginário dos moradores de Guariroba. Faz referência a um oficial do exército que, por mau comportamento, teria sido enviado para o sertão do Estado, tornando-se um desbravador destas terras. Através de apropriações fez-se grande proprietário de terras, compreendidas desde Nova América até Itajobi.

Conta a lenda que durante a noite em matas que rodeiam o Ribeirão dos Porcos, em terras antes pertencentes ao Capa Preta ouve-se, após um vendaval, o barulho de abertura de picadas adentrando a mata, bem como o ruído ensurdecedor de árvores tombando. Os antigos moradores acreditam que esses ruídos seriam povoados pelo Capa Preta em sua apropriação de terras, sempre com muita violência contra posseiros e indígenas.

Formação administrativa

  • Distrito criado pela Lei nº 1.606 de 31/10/1918, no município de Taquaritinga[4].

Pedido de emancipação

O distrito tentou a emancipação político-administrativa e ser elevado à município, através de processo que deu entrada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no ano de 1990, mas como não atendia os requisitos necessários exigidos por lei para tal finalidade, o processo foi arquivado[5][6].

Geografia

Localização

Guariroba fica a 12 km do distrito sede. O distrito localiza-se no sudoeste do município de Taquaritinga fazendo divisa com os municípios de Itápolis, Matão e Fernando Prestes, e com os distritos de São Lourenço do Turvo e Nova América.

População

Predefinição:Crescimento população urbana de São Paulo

Pelo Censo 2010 (IBGE) a população total do distrito era de 2 090 habitantes, e a população urbana era de 1 110 habitantes, sendo assim o maior distrito de Taquaritinga[7].

Área territorial

A área territorial do distrito é de 144,001 km²[8].

Topografia

Guariroba fica a 532 metros acima do nível do mar.

Bairros

A área urbana é composta pelo Centro e pelos Conjuntos Habitacionais Damião Antônio Gonçalves e Osmar Constâncio; a área rural é composta por sítios e fazendas, bairros da Barra Mansa, Santa Rosa, Cachoeirinha e Itagaçaba.

Rodovias

Há importantes rodovias que passam no distrito, a Rodovia Washington Luís e a SP-333, que fazem ligações com importantes cidades como São José do Rio Preto (95 km), Ribeirão Preto (90 km), São Carlos (90 km), Araraquara (50 km), Catanduva (45 km), Bauru (110 km) e a 330 km de São Paulo.

Infraestrutura

Registro civil

Atualmente é feito no próprio distrito, pois o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais ainda continua ativo[9][10].

Comunicações

No setor de telefonia o distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que inaugurou a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi vendida para a Telefônica, que em 2012 adotou a marca Vivo para suas operações[11].

No mesmo ano de 2012 surgiu a empresa Gnet Networks levando internet banda larga de alta velocidade ao distrito, e em 2017 foi inaugurado a rede de fibras ópticas pela Gnet Networks levando internet de hiper velocidade a população.

Atividades econômicas

A base econômica sempre foi a agricultura, uma característica que se firmou com os imigrantes italianos. Hoje Guariroba ocupa o 1º lugar do município na produção de Goiaba, embora produza também laranja e limão.

Algumas indústrias têm unidades no distrito, como a APPA PRODUTOS ALIMENTICIOS, a POLPAS MR IND. COM. ALIMENTOS e a CASMAR NATURE IND. COM. DE FRUTAS, que empregam cerca de 150 pessoas. Essas indústrias são transformadoras de alimentos e processadoras de matéria-prima vinda das lavouras do distrito e da região.

Ver também

Referências

  1. «Divisão Territorial do Brasil». IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
  2. «Municípios e Distritos do Estado de São Paulo» (PDF). IGC - Instituto Geográfico e Cartográfico 
  3. «Divisão administrativa e divisas municipaes do Estado de São Paulo - publicação: 1928». Biblioteca Digital Seade | Fundação Seade 
  4. «Documentos Históricos». www.al.sp.gov.br (em português). Consultado em 7 de março de 2021 
  5. «O Estado de S. Paulo - 23 DE MARÇO DE 1990». Acervo. Consultado em 22 de maio de 2021 
  6. «Processos de 1990 na Comissão de Assuntos Municipais com pedido de emancipação» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 
  7. «IBGE | Censo 2010 | Sinopse por Setores». censo2010.ibge.gov.br. Consultado em 10 de dezembro de 2020 
  8. «Organização do território | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 10 de dezembro de 2020 
  9. «Portal do Extrajudicial - Endereços das Unidades». extrajudicial.tjsp.jus.br. Consultado em 13 de dezembro de 2020 
  10. «Endereços Cartórios». ANOREG/SP (em português). Consultado em 8 de dezembro de 2020 
  11. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guariroba (Taquaritinga)

Predefinição:Esboço-distrito Predefinição:Distritos da Região Administrativa Central

talvez você goste