𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Guanlong

Predefinição:Speciesbox Guanlong é um ancestral do Tyrannosaurus rex que viveu na China no final do período Jurássico (de 163 a 145 milhões de anos), no estágio Oxfordiano encontrado em 2006.[1] Media aproximadamente 3 metros de comprimento e 1 metro de altura. Além disso, seus membros dianteiros possuíam 3 dedos, diferentemente do Tyrannosaurus rex, que tinha apenas dois dedos em cada. O que mais diferencia o Guanlong dos demais membros da sua família é que no alto de sua cabeça há uma enorme crista, que os especialistas presumem ser bastante frágil, atribuindo a ela uma função ornamental. O Guanlong wucaii pode vir a dar respostas sobre os antepassados dos tiranossauros. Este tiranossaurídeo primitivo, o mais antigo que se conhece, possuía pélvis primitiva e outras características parecidas com a de seus descendentes.

Descoberta

Guanlong foi descoberto por cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantroplogia de Vertebrados e da Universidade George Washington, e nomeado por Xu Xing e outros em 2006. Guanlong vem das palavras chinesas para "Coroa",冠 e "Dragão",龍, se referindo a sua crista. Seu epíteto especifico (五彩), wucaii significa "Multicolorido" e se refere as cores das pedras de Wucaiwan (五彩灣, "Baía de 5 Cores", "Baía Multicolorida"), o multi-colorido ermo onde a criatura foi encontrada. No momento, Guanlong é conhecido por dois espécimes, um descoberto em cima do outro, com três outros dinossauros terópodes individuais, na Formação Shishugou. O holótipo (IVPP V14531) é um esqueleto adulto parcialmente articulado e razoavelmente completo, e era o que estava por cima. Outro espécime imaturo, o parátipo IVPP V14532, é conhecido a partir de vestígios totalmente articulados e quase completos. Presume-se que foi pisoteado, após a morte, pelo adulto. A crista do crânio do espécime imaturo é notavelmente menor e restrita à parte anterior do focinho, enquanto o adulto tem uma crista maior e mais extensa. As cristas de ambos os espécimes são estruturas finas e delicadas que provavelmente serviram como órgãos de exibição, possivelmente para eventos como o acasalamento.

Paleobiologia

A idade dos dois indivíduos foi determinada por meio de análise histológica. O adulto mostrou ter amadurecido aos 7 anos de idade e morreu aos 12 anos. O jovem morreu aos 6 e ainda estava em crescimento. Como os indivíduos têm idades diferentes, pode-se perceber algumas das mudanças que aconteceram durante o crescimento. No juvenil, a crista restringe-se ao focinho, que é proporcionalmente mais curto. A órbita também é maior, a mão comparativamente maior, a perna é mais longa, o osso púbico tem uma extremidade menos expandida e outras características encontradas em coelurossauros e tiranossauróides mais derivados. Guanlong possuía uma crista craniana, que pode ter sido usada para exibição. É semelhante aos do Dilophosaurus e do Monolophosaurus e, como esses, era altamente pneumatizado. No entanto, era mais delicado do que nos outros gêneros e também proporcionalmente maior e mais elaborado. As estruturas em Dilophosaurus e Monolophosaurus também foram sugeridas como sendo para o reconhecimento de espécies, mas a crista mais graciosa de Guanlong é mais provável para fins de exibição.

A comparação do tamanho de um Guanlong com o tamanho do humano.

Referências

  1. «Guanlong». Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (em English). Consultado em 29 de dezembro de 2019 
Ícone de esboço Este sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Theropoda

talvez você goste