𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Grande Loja Feminina da Suíça

A Grande Loja Feminina da Suíça (em Francês: "Grande Loge Féminine de Suisse", em Alemão: "Schweizerische Frauen-Grossloge" e em Italiano: "Gran Loggia Femminile di Svizzera") sendo resumidadmente chamada de G.L.F.S., foi criada em 1976 embora e ainda não com o nome de Grande Loja Feminina da Suiça, que só assumiu em 1985, mas como Grande Loja Feminina da Suíça - Confederação de Lojas e Ritos. É a obediência maçónica exclusivamente Feminina da Confederação Helvética sendo uma obediência adogmática e de cariz liberal.

Resumo histórico sobre a Grande Loja Feminina da Suíça

A Grande Loja Feminina da Suíça teve três fases históricas de existência e desenvolvimento:

A primeira é a que leva às condições para o levantamento de colunas desta Grande Loja, em 26 de Abril de 1964 um comjunto de onze irmãs maçons iniciadas na Grande Loja Feminina de França levanta colunas a Oriente de Genebra da R∴L∴ Lutèce e dois anos depois, uma segunda loja será aberta em Neuchâtel. Em 1972 as Irmãs suiças já iniciadas fundaram duas lojas independentes da Grande Loja Feminina de França, uma em Genebra e outra em Lausanne, depois dessas fundam uma terceira em 1974 também a Oriente de Genebra. Essas três lojas criam em 1976 uma Obediência Maçônica denominada Grande Loja Feminina da Suíça - Confederação de Lojas e Ritos.

Com a Fundação da Grande Loja Feminina da Suíça - Confederação de Lojas e Ritos em 1976 esta abre quatro lojas, uma em 1977, outra em 1982 e duas em 1983, entretanto a Grande Loja Feminina de França, que mantinha as suas duas lojas fundou mais duas lojas, uma em 1977 e outra em 1981. Essas quatro lojas em 16 de Junho de 1985 formaram a Grande Loja Feminina Helvética (em Francês: Grande Loge Féminine d'Helvétie).

Por fim em 29 de Julho de 1985 dá-se a união das duas Obediências Maçônicas de todo o território federal helvético. Assim a Grande Loja Feminina Helvética que reagrupava quatro lojas e a Grande Loja Feminina da Suíça - Confederação de Lojas e Ritos com sete lojas uniram-se para formar uma só Obediência Maçônica feminina na Suíça, sob a designação de Grande Loja Feminina da Suíça, que contava nessa altura com cerca de duzentas irmãs repartidas em lojas nos cantões franceses e alemães.

A Grande Loja Feminina da Suíça no presente

Actualmente a maçonaria feminina Suíça conta com cerca de quatrocentas irmãs e estendeu-se a todo o território suiço, nomeadamente aos cantões italianos e flamengos contando com dezassete lojas. Contando com lojas nos cantões suíços alemães de Zurique, (na cidade de Zurique), Berne (na cidade de Ostermundigen), Bâle (na cidade de Bâle, que é Basileia em português), nos cantões suíços franceses de Vaud (nas cidades de Clarens, Renens, Lausanne, Chexbres, Penthalaz, Nyon), Genebra (nas cidades Genebra e na comuna de Grand-Saconnex), Neuchâtel (na cidade de Neuchâtel), Friburgo (na cidade de Bulle), no cantão suíço italiano Tessino (na cidade de Lugano.

Assim e no plano internacional em 1985 esta adere ao CLIMAF - Centro de Ligação Internacional das Maçonarias Femininas participando regularmente nos seus Congressos internacionais. Para além de ser reconhecida por todas as Obediências Maçônicas internacionais que se encontram no campo adogmático e participa em muitos dos encontros internacionais que são promovidos por estas Obediências Maçônicas.

Ver também

Ligações externas

Bibliografia

  • Roger Dachez, Histoire de la franc-maçonnerie française, PUF, Paris, 2003, ISBN 2-13-053539-9
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Maçonaria.

talvez você goste