𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Giuseppe Artidoro Ghiaroni

Giuseppe Ghiaroni
Nome completo Giuseppe Artidoro Ghiaroni
Nascimento 22 de fevereiro de 1919[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Paraíba do Sul, RJ
Morte 21 de fevereiro de 2008 (88 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Ocupação jornalista

Giuseppe Artidoro Ghiaroni (Paraíba do Sul, 22 de fevereiro de 1919Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2008) foi um jornalista e poeta brasileiro.

História

Filho de Giuseppe Artidoro Ghiaroni e Michelina Grieco, imigrantes italianos de origem humilde, o pequeno Ghiaroni foi aprendiz de ferreiro, ajudante de cozinha e office-boy. Ao mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro, trabalhou como redator do "Suplemento Literário" e no jornal "A Noite", de onde passou para a Rádio Nacional (ambas as empresas ficavam no mesmo edifício, na Praça Mauá, centro do Rio) onde consagrou-se como cronista daquela emissora[1]. Foi o autor de "Mãe", uma das novelas de maior sucesso da Rádio Nacional e que em 1948 foi transformada em filme (Mãe) com a direção de Teófilo de Barros Filho[2].

Radiofonizada por Giuseppe Ghiaroni e baseada no maior tema religioso e dramático da humanidade, 'A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo' foi ao ar pela primeira vez em 27 de março de 1959, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo reuniu quase uma centena de artistas para fazer as vozes dos personagens bíblicos. O trabalho contava com a narração de Cesar Ladeira e a locução de Aurélio Andrade e Reinaldo Costa e participação de todo o então famoso cast de rádio-teatro da emissora. Anualmente era reproduzida em capítulos durante a Sexta-Feira da Semana Santa.

Ghiaroni foi ainda contratado da Rede Globo. Entre outros trabalhos, assessorou Chico Anysio na década de 1990, quando este produzia a "Escolinha do Professor Raimundo".[3]

Obras (poesia)

  • O Dia da Existência (1941)
  • A Graça de Deus (1945)
  • Canção do Vagabundo (1948)
  • A Máquina de Escrever (Scortecci Editora, 1997)

Referências

  1. A Rádio Nacional Arquivado em 28 de março de 2009, no Wayback Machine. RemixNews
  2. Morre Ghiaroni, autor do 'Monólogo das mãos' Jornal O Globo
  3. Tributo a Ghiaroni Arquivado em 20 de outubro de 2008, no Wayback Machine. por Marcelo Henrique. Acessado em 2 de março de 2008.

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste