𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Georgi Ivanov

colspan="2" class="Predefinição:Info/Astronauta/topo" style="text-align:center; font-size: 1.4em; background-color:#FFDEAD; line-height:1.5em;padding: 3px; -moz-border-radius-topright:7px; -moz-border-radius-topleft:3px;" | Georgi Ivanov
Nascimento 2 de julho de 1940[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Lovech, Bulgária
Nacionalidade Bulgária búlgaro
Carreira espacial
Cosmonauta do Intercosmos
Seleção 1973
Missões Soyuz 33
Insígnia da missão Soyuz-33 patch.png

Georgi Ivanov (Lovech, 2 de julho de 1940[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) foi o primeiro cosmonauta da Bulgária, integrante do programa espacial Intercosmos.

Ivanov cursou a escola militar da Força Aérea búlgara em Dolna Mitropolia e integrou as Forças Armadas búlgaras como piloto militar, onde se tornou instrutor e chefe de divisão de combate.

Após intergrar-se aoIntercosmos em 1973 como representante da Bulgária, Ivanov subiu ao espaço em 10 de abril de 1979, em companhia do cosmonauta soviético Nikolai Rukavishnikov, a bordo da missão Soyuz 33, lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Esta missão foi um fracasso, devido a danos causados ao motor da nave, impedindo a acoplagem inicialmente programada com a estação orbital Salyut 6 e obrigando os cosmonautas a um retorno prematuro à Terra, quase lhes causando a morte na descida, quando tiveram que enfrentar problemas técnicos que levaram a cápsula a enfrentar uma pressão de 10G, quase letal, após a reentrada.

Nos anos seguintes, ele tornou-se membro da Assembleia Nacional Constituinte, tomou parte na elaboração da nova constituição da República da Bulgária e fundou a Fundação do Futuro no Espaço.

Ivanov foi condecorado com a medalha de Herói da União Soviética e tem doutorado em engenharia aeroespacial.

Ver também

Ligações externas

talvez você goste