𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Geoparque

O nevoeiro cobre as montanhas no Geoparque Lushan, China

Um geoparque (geopark em inglês) ou parque geológico é uma área protegida que tem como elemento principal seu patrimônio geológico.

Definição

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos (geossítios) de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."[1]

Geoparques Mundiais da UNESCO

Predefinição:Excerto

Rede Europeia de Geoparques

Ver artigo principal: Rede Europeia de Geoparques

Quatro geoparques da Alemanha, Espanha, França e Grécia assinaram um protocolo em 2000 para a formação da organização Rede Europeia de Geoparques. Esta rede integra em 2009 34 parques de 13 países diferentes.

Em Portugal

Em Portugal existem cinco geoparques reconhecidos como Geoparques Mundiais da UNESCO: o Geoparque Naturtejo , o Geoparque Arouca, o Geoparque Açores, o Geoparque Terras de Cavaleiros e o Geoparque Estrela. Existem ainda três geoparques aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO: o Geoparque Litoral de Viana do Castelo, o Geoparque Oeste e o Geoparque Algarvensis.[2]

Ver também

Referências

  1. Câmara Municipal de Nisa, UNESCO avalia GEOPARK Arquivado em 30 de outubro de 2006, no Wayback Machine.. Acedido em 18 Out 2006.
  2. «Geoparques Mundiais da UNESCO». UNESCO Portugal. Consultado em 27 de janeiro de 2022 

talvez você goste