𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Gavião-de-rabo-branco

Como ler uma infocaixa de taxonomiaGavião-de-rabo-branco
White-tailed Hawk.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante Predefinição:Cat-artigo (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Geranoaetus
Espécie: G. albicaudatus
Nome binomial
Geranoaetus albicaudatus
(Vieillot, 1816)

O gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus) é uma ave pertencente à ordem Accipitriformes, família Accipitridae, de porte médio para grande, medindo entre 44 e 60 cm, em média. Ocorre, principalmente, no Centro, no Sul e no extremo norte brasileiro.[2]

Também é conhecido como curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.[3]

Características

Trata-se de ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acinzentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.

Subespécies

São reconhecidas três subespécies:[4]

  • Geranoaetus albicaudatus albicaudatus (Vieillot, 1816) - ocorre do sudeste do Peru até a Bolívia, no Paraguai, no sudeste do Brasil, no Uruguai e no norte da Argentina.
  • Geranoaetus albicaudatus colonus (Berlepsch, 1892) - ocorre nas Antilhas Holandesas e no norte da América do Sul, na bacia do Rio Amazonas.
  • Geranoaetus albicaudatus hypospodius (Gurney, 1876) - ocorre do sul dos Estados Unidos da América, no sul do estado do Texas e no noroeste do México até o norte da Colômbia e noroeste da Venezuela.

Dieta e hábitos predatórios

Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados.

O gavião-de-rabo-branco é um búteo ou águia-de-asa-redonda e, como todas as aves de rapina assim classificadas (do gênero Buteo), é menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Segundo Helmut Sick, a ave teria evoluído para mimetizar o urubu - com o qual é confundido pelo porte e coloração - o que lhe permitiria aproximar-se de suas presas sem produzir alarme, já que o urubu é um carniceiro estrito que não ataca presas vivas.

Hábitos

Afronta o vento em voo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o voo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.

Referências

  1. «IUCN red list Geranoaetus albicaudatus». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 18 de abril de 2022 
  2. «Geranoaetus albicaudatus». Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (em English). Consultado em 18 de abril de 2022 
  3. Gavião-de-rabo-branco. WikiAves.
  4. «gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br (em português). Consultado em 13 de setembro de 2021 
  • Helmut Sick, Ornitologia Brasileira, Rio, Nova Fronteira
  • Johan & Christian Dalgas Firsch, Aves Brasileiras, 3a. ed., s/l, 2005.
  • Tomas Sigrist, Aves do Brasil - Uma Visão Artística, 1a. ed., 2006.

Ligações externas

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gavião-de-rabo-branco

Predefinição:Taxonbar

talvez você goste