𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Fulgêncio de Sousa Santos

Fulgêncio Santos
Nome completo Fulgêncio de Sousa Santos
Nascimento 01 de janeiro de 1896[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Januária, MG, Brasil
Morte 30 de julho de 1932 (36 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Passa Quatro, MG, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Policial

Fulgêncio de Sousa Santos (Januária, 1 de janeiro de 1896[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] — Passa Quatro, 30 de julho de 1932[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) foi um policial militar brasileiro.

Do tenente-coronel Fulgêncio de Sousa Santos sabe-se apenas que foi, durante algum tempo, delegado de Polícia de Palmira, posto que ocupava na Revolução de 1930.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, era o primeiro comandante do 7º Batalhão de Caçadores de MG, atual 7º Batalhão de Polícia Militar, que atuou na região do Túnel da Mantiqueira localizado entre as cidades de Cruzeiro e Passa Quatro (divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais).

Faleceu em combate, vitimado por mortal ferimento de bala de fuzil, quando no conflito armado entre as tropas federalistas mineiras e os revolucionários paulistas.

Em 26 de setembro de 1985 foi criada a Medalha do Mérito Coronel Fulgêncio de Sousa Santos, pelo decreto nº 24.973, destinada a agraciar, em diferentes graus, integrantes da polícia militar que participaram do movimento revolucionário de 1932 no Túnel da Mantiqueira, instituições e personalidades civis que tenham prestado relevantes serviços à União dos Militares de Minas Gerais (UMMG).

talvez você goste