𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Francisco Pereira de Bettencourt Lopes Botelho de Ataíde

Francisco Pereira de Bettencourt Lopes Botelho de Atayde (Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, 2 de janeiro de 178328 de janeiro de 1862) foi um militar e político português, também conhecido como Francisco Pereira Lopes de Ataíde, sendo este o nome que lhe é dado no Arquivo dos Açores.

Relações familiares

Quando se encontrava em Angra do Heroísmo a estudar, enamorou-se de D. Luzia Francisca da Silveira Bettencourt, natural da ilha Graciosa, irmã de António da Cunha Silveira Bettencourt, que depois seria o barão da Fonte do Mato.

Casou na Graciosa e lá residiu muitos anos. Foi na ilha Graciosa lhe nasceram todos os filhos, o mais velho dos quais foi o coronel de infantaria Francisco Pereira de Bettencourt Lopes de Ataíde, pai do advogado, nascido na ilha de São Miguel, Francisco Pereira Lopes de Bettencourt Ataíde, apóstolo fervoroso da autonomia dos Açores e um dos membros da Comissão Autonómica de 1894.

Foi um grande e poderoso apoiante o movimento liberal na ilha Graciosa, pelo que D. Pedro IV de Portugal o nomeou coronel de milícias de Ponta Delgada, para onde depois transferiu residência. Foi filho do capitão de milícias, Francisco José de Ataíde Bettencourt e de D. Ana Ursula Bicudo da Câmara.

Referências

  • Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.
Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:NF

talvez você goste