𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Forte do Rabo Azedo

Forte do Rabo Azedo
Brazilian States.PNG

O Forte do Rabo Azedo localizava-se na ponta Azeda, a noroeste da ilha de São Sebastião, no litoral norte do estado brasileiro de São Paulo.

História

Este forte foi erguido em 1820 pelo governador militar da Província de São Paulo, major Maximiliano Augusto Penido, artilhado com quatro peças. Cruzava fogos com o Forte da Sepetuba,[1] batendo a barra norte do canal de São Sebastião. Defendido por uma pequena guarnição, sustentou o assalto da Corveta Sarandy, comandada pelo almirante Brown, e de um brigue, obrigando-os a se retirarem (18 de novembro de 1826). O mesmo autor considera-o arruinado, à época (1885).[2]

GARRIDO (1940) complementa que o Almirante Brown navegava a serviço da Argentina.[3]

Características

Forte marítimo de pequenas dimensões, apresentava planta semelhante à do Forte da Feiticeira, consistindo em um retângulo com a parte frontal semicircular. estavam artilhados com três peças cada um, sendo duas na frente e uma na lateral direita, próxima ao mastro da bandeira.[4]

Referências

  1. SOUZA, 1885:118-119.
  2. Op. cit., p. 118.
  3. Op. cit., p. 131.
  4. "Fortificações" in Projeto Arqueológico de Ilhabela. Consultado em 14 ago 2012.

Bibliografia

  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • MORI, Victor Hugo; LEMOS, Carlos A. C.; ADLER, Homero F. de. Arquitetura Militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003. 231p.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também

Ligações externas



Predefinição:Controlo de autoria

talvez você goste