𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Forte de Nossa Senhora da Assunção

Disambig grey.svg Nota: Se procura o forte em Fortaleza, Brasil, veja Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
Forte de Nossa Senhora da Assunção
Aerial photograph of Vila do Conde (24).jpg
Forte de Nossa Senhora da Assunção (também denominado Forte de São João Baptista), Vila do Conde.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png
Construção ()
Estilo
Conservação Bom
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público Predefinição:Sim
Site IGESPAR74462

O Forte de Nossa Senhora da Assunção, também referido como Forte de São João Baptista, localiza-se na foz do rio Ave, na freguesia e município de Vila do Conde, no distrito do Porto, em Portugal.

Atualmente em bom estado de conservação, encontra-se aberto à visitação turística.

Características

A estrutura apresenta planta pentagonal com baluartes também pentagonais nos vértices, em estilo Vauban. As muralhas são de cantaria em talude, rematadas por parapeitos verticais. Em três dos cinco baluartes, erguem-se guaritas de planta quadrangular.

Em torno da praça de armas, ao abrigo das muralhas, distribuem-se os edifícios de serviço: Casa de Comando, Quartel da Tropa, Paiol e Armazém. No centro da Praça abre-se uma cisterna. Nos vértices localizam-se as rampas que permitem o acesso da artilharia aos baluartes.

História

Quase votado ao abandono no século XX, foi requalificado de 1982 a 1998 como unidade hoteleira (com 8 quartos), com projeto dos arquitetos Paulo Lobo e Amadeo Mandolesi, e recursos do Fundo de Turismo e da autarquia.

Abriu portas como hotel de charme a 1 de julho em 2000, mas o objeto da concessão pouco durou. Poucos anos depois, transformou-se numa discoteca ao ar livre, a funcionar só no verão. A concessão, renovada até ao limite, terminou em maio de 2020.

Em fevereiro de 2020, a Câmara abriu novo concurso, que seria anulado, pois a proposta vencedora (grupo Eskada) pretendia continuar com a discoteca.

Em fevereiro de 2021, foi lançado um novo concurso. A ideia é que o Forte volte a ser uma unidade hoteleira, restaurante e estabelecimento de bebidas. O imóvel deve permitir visitas ao público, receber eventos que envolvam associações/instituições locais e funcionar o ano inteiro[1]. O concurso público para a concessão do forte por um período de 15 anos tem um preço base de 2,04 milhões de euros.

Classificação

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 6 de outubro de 1967.[2]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Forte de Nossa Senhora da Assunção

Ligações externas

Predefinição:Controlo de autoria

talvez você goste