Este artigo ou secção necessita de expansão. |
As Florida Keys são um arquipélago composto por cerca de 1700 ilhas no Sudeste dos Estados Unidos. Tem início na ponta sudeste da península da Flórida, cerca de 25 km a sudeste de Miami, e estende-se ao longo de um suave arco, primeiro em direcção a sul-sudoeste, e depois em direcção a oeste, em direcção a Key West, a mais ocidental das ilhas habitadas, e às desabitadas Dry Tortugas. As Florida Keys são uma das áreas mais atingidas por furacões em todo o mundo, já que o arquipélago está localizado no centro da rota dos furacões que atingem constantemente o sul dos Estados Unidos e o Caribe.
As ilhas perfilam-se ao longo do Estreito da Flórida, dividindo o Oceano Atlântico a leste, do Golfo do México a oeste, definindo desta forma uma das margens da Baía da Flórida. A ponta sul de Key West situa-se a apenas 157 km de Cuba.
Situado nos subtrópicos entre os 23,5 e os 25,5 graus de latitude norte , o arquipélago goza de um clima tropical de acordo com a classificação do clima de Köppen. Mais de 95% da sua superfície pertence ao Condado de Monroe, com a restante porção a estender-se a nordeste e pertencendo ao Condado de Miami-Dade, como a cidade de Islandia.
A área total da sua superfície é de 355,6 km² e segundo o censo de 2000 nos Estados Unidos, a sua população era de 79 535 habitantes, o que significa uma densidade populacional de 223,66/km². No entanto, a grande maioria da população encontra-se concentrada em aglomerados urbanos de elevada densidade, como a cidade de Key West que concentra cerca de 32% da população do arquipélago, pelo que grandes áreas e muitas das ilhas menores são desabitadas.
A cidade de Key West é a sede de condado do Condado de Monroe, que consiste essencialmente na maior parte das Florida Keys desde Key Largo até às Dry Tortugas e abrangendo ainda a parte continental constituída pelo Parque Nacional Everglades.