𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Fenamilho Internacional

Predefinição:Fenamilho Internacional A Feira Nacional e Internacional do Milho (Fenamilho Internacional) é uma feira realizada bi-anualmente no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. É o principal evento cultural e de negócios da região e um dos principais do ramo agropecuário do estado.

Tem como objetivo divulgar a produção agrícola, industrial e comercial do município. Conta com atrações artístico-culturais e outros eventos paralelos, como simpósios, seminários e rodeios. Desde 2006, a Fenamilho integra o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, conforme lei nº 246/05.[1]

História

O primeiro cartaz promocional da Fenamilho realizada em Santo Ângelo, em 1954

Primeiramente, um grupo de lideranças pretendia realizar o evento em diversas localidades que se revezariam na realização da feira, divulgando a produção econômica do município sede.

A 1ª Fenamilho foi organizada em Ijuí em 1952, seguida por Santa Rosa no ano seguinte. Santo Ângelo abraçaria o projeto em 1954, através da administração do prefeito Odão Felippe Pippi.

Após a edição de 1954, somente em 1986 é que a feira foi retomada. A partir da 7ª edição, que ocorreu no ano de 1995, busca a integração com países do Mercosul, passando à ser uma feira de âmbito internacional, contando com o apoio da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

==Edições==

13ª edição

A 13ª edição da Fenamilho Internacional aconteceu de 28 de abril a 6 de maio de 2007, e foi uma das maiores feiras realizadas dentre todas as anteriores, tanto em número de visitantes e expositores, como em investimentos. Estima-se que 200 mil visitantes passaram pelo Parque da Fenamilho nos nove dias do evento. Contou com a presença da governadora do estado Yeda Crusius, além de inúmeras autoridades estaduais e federais. Essa edição contou com a presença de mais dois países, além dos anteriores: Portugal e Espanha.

Dentre os shows, destacaram-se os da Banda Calypso, do grupo de rock Titãs e da dupla sertaneja Bruno e Marrone, sendo este último o maior dentre todos, com aproximadamente 25 mil pessoas. Houve a presença do Caminhão da Sorte, da Caixa Econômica Federal, com sorteio ao vivo das loterias federais.

14ª edição

A 14ª edição da feira ocorreu entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2009. Cerca de 650 expositores ocuparam o parque de exposisões e obteve mais de 150 mil visitantes. A 14ª Fenamilho Internacional teve entre as principais atrações os shows de Victor & Leo, Zé Ramalho, Tchê Garotos e O Rappa. A abertura contou com a presença da governadora do estado Yeda Crusius, além de inúmeras autoridades estaduais e federais.

15ª edição

A 15ª edição da Fenamilho ocorreu de 30 de abril a 8 de maio de 2011. Cerca de 140 mil pessoas visitaram a feira.[2] Esta edição movimentou um volume de negócios de R$ 97.812.453,00.[3] A abertura contou com a presença do governador Tarso Genro, além de outras autoridades estaduais e federais. Entre os espetáculos musicais, destacaram-se as apresentações dos cantores Luan Santana, Michel Teló e da banda Tchê Garotos.

Referências

Ligações externas

Predefinição:Santo Ângelo

talvez você goste