𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Eureka (exclamação)

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Eureka.

Eureka!, Heureka!, Eureca! ou Heureca! (em grego, ηὕρηκα/εὕρηκα – "Encontrei!") é uma famosa exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes de Siracusa (287212 a.C.).

Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. É normalmente pronunciada por alguém que acaba de encontrar a solução para um problema difícil. O termo tem a sua origem etimológica na palavra grega “heúreka”, o pretérito perfeito do indicativo do verbo “heuriskéin” que significa “achar” ou “descobrir”.

Origem da expressão

A palavra “eureka” foi supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), quando descobriu como resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Hierão. O rei queria saber o volume de ouro em sua coroa. Arquimedes sabia que para isso deveria determinar a densidade da coroa e comparar com a densidade do ouro. O problema complicado era como medir o volume da coroa sem a derreter. Arquimedes descobriu a solução quando entrou numa banheira com água e observou que o nível da água subia quando ele entrava. Concluiu então que para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa em água e calcular o volume de água deslocado, que deveria ser equivalente. Conta-se que ele saiu nu, correndo pelas ruas e gritando eufórico: “Eureka! Eureka!” (Achei! Achei!). "O Princípio de Arquimedes" foi como ficou conhecida a descoberta do grande cientista grego.

Ligações externas

  • Outra versão sobre o dilema de Arquimedes conta que o problema proposto a ele era descobrir um meio científico de assegurar que o Estado (ou a Coroa) não fosse lesado pelos ourives (ou alquimistas) da época. Ainda hoje é bem difícil determinar o percentual de ouro presente em jóias e outros objetos, posto que o ouro frequentemente é misturado ao cobre e outros metais para melhorar a sua resistência,e aparência, entre outras características. A história da descoberta de Arquimedes

talvez você goste