Ethel Lilian Voynich | |
---|---|
Ethel Lilian Voynich, nascida Boole, (11 de maio de 1864, Condado de Cork, Irlanda — 27 de julho de 1960, Nova York) foi romancista e musicista, e apoiou diversas causas revolucionárias. Era filha do famoso matemático George Boole e casou-se com Wilfrid Michael Voynich, epônimo do manuscrito Voynich.
Ethel é mais conhecida por seu romance The Gadfly, publicado originalmente em Junho de 1897 nos Estados Unidos e em Setembro do mesmo ano no Reino Unido, sobre as lutas do agente revolucionário Arthur Burton na Itália do Risorgimento. A obra tornou-se muito popular na União Soviética, sendo mesmo considerada ideologicamente útil e de leitura compulsória; por razões similares, fez imenso sucesso na República Popular da China.[1] Na época da morte de Voynich, The Gadfly havia vendido cerca de 2.500.000 cópias somente na União Soviética.
Em 1955, o realizador soviético Aleksandr Fajntsimmer adaptou o romance para um filme homônimo (Ovod, em russo). O compositor Dmitri Shostakovich escreveu a banda sonora (ver The Gadfly Suite). O Romance, segmento desta composição, juntamente com alguns outros trechos, tornou-se desde então muito popular. O tema de Gadfly de Shostakovich foi usado até mesmo pela BBC TV nos anos 1980, na minissérie Reilly: Ace of Spies.
Referências
- ↑ «Chinese-interpreted The Gadfly». People's Daily Online. 2005. Consultado em 14 de dezembro de 2008