𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Estreito de Otranto

Localização do estreito de Otranto.
Localização do estreito de Otranto.
Vista do porto de Otranto.

O estreito de Otranto é um estreito situado entre a Itália e a Albânia.[1][2][3] Liga o mar Adriático e o mar Jónico (ambos pertencentes ao mar Mediterrâneo).

O canal tem este nome devido à pequena cidade italiana de Otranto.[1][2][3] O cabo de Otranto, situado em 18°N 31'E é o ponto mais oriental da Itália e o mais próximo da Albânia, a 72 km.

O estreito é lugar de travessia para a imigração ilegal albanesa, sendo comuns os registos visuais de lanchas rápidas da máfia albanesa, que fazem o tráfico de pessoas.

História

Em agosto de 1807, tropas francesas sob o comando do general Berthier cruzaram o canal para invadir as ilhas Jónicas.[1][2][3]

Durante a Primeira Guerra Mundial, o estreito foi de grande importância estratégica. As forças aliadas da Itália, França e Grã-Bretanha bloquearam-no, impedindo à marinha austro-húngara a entrada no Mediterrâneo, e com êxito impediram-na de ter uma papel efectivo no teatro de operações naval.

Em 1998, em virtude de um acordo com o governo albanês, a Itália montou uma estação de radar na ilha de Sazan, frente ao porto albanês de Vlorë para controlar melhor os movimentos das lanchas rápidas e combater a imigração ilegal.

Predefinição:Lista de mares

Ícone de esboço Este sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Esboço-geoal

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. 2,0 2,1 2,2 «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. 3,0 3,1 3,2 «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 

talvez você goste