𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Estrada da Mata

Predefinição:Sem infocaixa A Estrada da Mata foi construída no século XIX e era um caminho utilizado pelos tropeiros para o transporte de gado, cavalos e muares de Viamão no Rio Grande do Sul para Sorocaba em São Paulo.

Localizada ao norte de Santa Catarina e sul do Paraná, entre os atuais municípios de Santa Cecília (SC) e Campo do Tenente (PR) este era o trecho da viagem dos tropeiros que enfrentavam as maiores dificuldades, uma vez que a maioria dos outros trechos da viagem eram feitos em campos como os Campos de Cima em Vacaria no Rio Grande do Sul, Campos de Lages e Curitibanos em Santa Catarina, e nos Campos Gerais no Paraná.

Existem outras denominações para este caminho como Estrada Real e Estrada do Sertão.

Atualmente, a BR 116 no norte de Santa Catarina, possui o traçado por muitos trechos por onde antes passava a Estrada da Mata.

História

Desde o século XVIII a região do norte de Santa Catarina, era utilizada pelos tropeiros para o transporte de animais do Rio Grande do Sul à São Paulo, entretanto, naquela época existia somente uma picada aberta por entre a mata pelos próprios animais, a qual era muito fechada, o que possibilita constantes ataques dos índios Botocudos que habitavam a região, além da perda de animais por morte em travessias de rios, picadas de cobras e quedas em precipícios e muito outros obstáculos.

Por esse motivo, os tropeiros encaminharam ao Rei D. João VI, em 1816 um requerimento pedindo providências no sentido de que a Estrada da Mata fosse aberta.

A abertura da estrada ocorreu em 1829 e ficou a cargo do Tenente Mor João da Silva Machado, o Barão de Antonina, considerado o fundador do município de Rio Negro no Paraná, por onde o caminho dos tropeiros passava. Nesta época 1829, chegaram os primeiros imigrantes alemães na região, vindo da cidade de Trier, os quais, a convite do Ten João da Silva Machado, ajudaram na abertura da Estrada da Mata. Após a finalização das obras os imigrantes começaram a se estabalecer na região, iniciando núcleos populacionais, e formando vila que hoje são os municípios ao longo da rota da estrada, como Rio Negro (PR), Mafra (SC), Papanduva (SC), Santa Cecília (SC).

Ver também

Ligações externas

talvez você goste