A estivação, também, conhecida como "a dormência", é um comportamento de certas espécies, (como: certas espécies de peixe (piramboia - peixe pulmonado), anfíbios e moluscos ) que se manifestam frente a determinadas adversidades ambientais. Guerra salienta que, "A estivação ou qualquer outro tipo de ritmo, por ser uma suspensão temporária e periódica das atiνidades, pode ser encarada como parte de uma estratégia geral da evolução"[1]. Os seres vivos que entram em estivação, voltam as suas atividades metabólicas quando em contato com a água, ou seja, a estivação ocorre quando os seres vivos estão em pouco contato com a água, geralmente em épocas de estiagem e secas em certos períodos do ano e regiões. No quadro abaixo mostra um panorama geral, salientando alguns tópicos importantes sobre estivação:
Temperatura ambiente | Alta |
---|---|
Temperatura Corporal | Alta |
Atividade | Baixa |
Metabolismo | Baixa |
Podemos observar que diferente da hibernação que ocorre em mamíferos e aves, onde a temperatura ambiente é baixa, na estivação a temperatura ambiente é alta.
No que diz respeito aos peixes pulmonados, resulta quase sempre de uma proteção contra o secamento temporário dos habitats, com a passagem para o estado de dormência ou quiescência sem perda da vitalidade. Algumas outras espécies também entram em estivação como observados em moluscos. Certos moluscos desenvolvem uma "proteção contra o secamento temporário dos habitats, com a passagem para o estado de dormência ou quiescência sem perda da vitalidade."[2] Longo após o estado crítico, ou seja, após o retorno das condições favoráveis, os moluscos que estavam em estivação, retornam as suas atividades normais.
O comportamento também é muito comum em anuros de regiões áridas, esses animais passam cerca de 9 a 10 meses do ano estivando, em estado de baixo metabolismo aguardando a época das chuvas em que eles podem se alimentar e reproduzir. Portanto, é o estado de latência com redução sensível no metabolismo e na temperatura corporal durante o verão, apresentado por animais homeotérmicos.
Com o retorno de condições favoráveis, os indivíduos estivados são capazes de retornar as atividades normais.
Ver também
Referências
- ↑ Guerra, Rafael Torquemada; Guerra, Rafael Torquemada (junho de 1988). «Ecologia dos oligochaeta da Amazônia. II. Estudo da estivação e da atividade de Chibui bari, através da produção de excrementos». Acta Amazonica. 18 (1-2): 27–34. ISSN 0044-5967. doi:10.1590/1809-43921988182034
- ↑ Teles, Horacio Manuel Santana; Marques, Cristiano Correa de Azevedo (fevereiro de 1989). «Estivação de Biomphalaria tenagophila (Pulmonata, Planorbidae)». Revista de Saúde Pública (em português). 23: 76–78. ISSN 0034-8910. doi:10.1590/S0034-89101989000100010