𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Esporte Clube Cruzeiro (Alagoas)

Predefinição:Distinguir

Cruzeiro de Arapiraca
Arquivo:ECCruzeiroAL.png
Nome Esporte Clube Cruzeiro (Alagoas)
Mascote Urso
Fundação 7 de setembro de 1983 (41 anos)
Extinção 1997 (27 anos)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Esporte Clube Cruzeiro foi um clube de futebol com sede em Arapiraca - Alagoas. Chegou a ser uns dos grandes de Arapiraca pois nos seus anos de existência conseguiu chegar em 4° lugar na Copa do Nordeste de Futebol entrando para a história, chegando a bater o ASA de Arapiraca.

História

Fundado nos anos 80

Em sua primeira fundação em 1983, o seu nome foi dado em homenagem ao tradicional Cruzeiro de Minas Gerais. O clube passou então a ser conhecido como Cruzeiro Alagoano. Em 1990 o clube conquistava seu primeiro título: o Torneio Início, ao bater o CSE de Palmeira dos Índios, por 1X1 e 3X1. No ano de 1991 participou pela primeira vez da primeira divisão Campeonato Alagoano. Já no ano seguinte o clube chegava às semifinais do estadual. Essa grande campanha deu mais credibilidade a equipe, que tinha o melhor ataque da competição.

Com a criação da Copa do Nordeste em 1994, o clube garantiu sua participação. Na fase de grupos conseguiu bons resultados fora de casa e conseguiu se classificar para as quartas de final, onde acabou eliminado pelo CRB. Em 1995 sofreu o rebaixamento à segunda divisão alagoana. Três anos mais tarde consegue o título da segunda divisão e retorna à elite. No seu primeiro ano após o retorno, o clube faz bela campanha no Campeonato Alagoano e chega à final da competição batendo o CRB nas semis. Na final, porém, perdeu o título para o CSA. Venceu o primeiro jogo em casa por 2X0, mas não aguentou a pressão e perdeu no Rei Pelé por 4X1.

O rebaixamento doloroso de 1996, o clube disputava pela última vez o Campeonato Alagoano ficando na 8ª. posição da classificação geral de 12 times - 4 rebaixados. Em 1997 o Cruzeiro não Participou do Campeonato Alagoano e paralisou as atividades.

O clube foi fundado em 1983 e seu nome foi dado em homenagem ao tradicional Cruzeiro de Minas Gerais. O clube passou então a ser conhecido como Cruzeiro Alagoano.

Em 1990 o clube conquistava seu primeiro título: o Torneio Início, ao bater o CSE de Palmeira dos Índios, por 1X1 e 3X1.

Em 1991 participou pela primeira vez da primeira divisão Campeonato Alagoano. Já no ano seguinte o clube chegava às semifinais do estadual. Essa grande campanha deu mais credibilidade a equipe, que tinha o melhor ataque da competição.

Em 1994 disputou a Copa do Nordeste. Na fase de grupos conseguiu bons resultados fora de casa e conseguiu se classificar para as quartas de final, onde acabou eliminado pelo CRB.

Em 1995 sofreu o rebaixamento à segunda divisão alagoana. Três anos mais tarde consegue o título da segunda divisão e retorna à elite.

Em seu primeiro ano após o retorno, o clube faz bela campanha no Campeonato Alagoano e chega à final da competição batendo o CRB nas semis. Na final, porém, perdeu o título para o CSA. Venceu o primeiro jogo em casa por 2X0, mas não aguentou a pressão e perdeu no Rei Pelé por 4X1.

Em 1996 o clube disputava pela última vez o Campeonato Alagoano ficando na 8ª. posição da classificação geral de 12 times - 4 rebaixados.

Em 1997 o Cruzeiro não Participou do Campeonato Alagoano e paralisou as atividades.

Em 2019 após 22 anos um novo Esporte Clube Cruzeiro foi fundado, com o projeto de alcançar a elite e disputar as principais competições a nível nacional. A nova equipe disputará competições de base a partir de 2020 e em 2021 estará pronto para disputar competições profissionais (2ª divisão do campeonato Alagoano).[1]

Junto a isso também foi decidido que o novo clube terá o Urso como mascote.

Títulos

Estaduais

  • Torneio Início: 1990.
  • Campeonato Alagoano da Segunda Divisão: 1998

Campanhas de Destaque

  • Quartas de Final da Copa do Nordeste: 1994

Referências

Predefinição:Esboço-timebr

talvez você goste