Predefinição:Info/Assentamento/Turquia
Erzurum (em arménio: Կարին, [Karin ou Garin] ou Կարնո քաղաք [Karno K’aġak’, Cidade de Karin]; em curdo: Erzirom; em grego: Θεοδοσιούπολις; romaniz.: Theodosiopolis) é uma cidade do leste da Turquia. É a antiga Jesurum ou Yesurum dos tempos de Moisés e que é referida na Bíblia. Passou a designar-se Teodosiópolis no tempo do Império Bizantino e antes fora, no tempo da Roma Antiga, Calícala (tendo sido chamada Kalikala em árabe na Idade Média). Erzurum está situada na região da Anatólia Oriental (em turco: Doğu Anadolu Bölgesi, antiga Arménia Ocidental), e é a capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província de Erzurum.
De acordo com o censo de 2009, a população do conjunto dos distritos urbanos era de 368 146.[1] A altitude média da cidade é 1 945 m.
Entroncamento de comunicações, está situada na planície mais fértil do planeta. É a sede da Universidade de Atatürk (1957). O rio Karasu atravessa a cidade, que é famosa pelo seu artesanato de couro e de metal.
É uma cidade candidata à organização de Jogos Olímpicos de Inverno.
Clima
Erzurum tem clima continental húmido (Dfb na classificação de Köppen). O verão é curto e muito quente, embora com noites frescas. A temperatura máxima média do mês mais quente, agosto, é de 27,4ºC. O recorde máximo de temperatura é de 36,5°C. em 31 de julho de 2000. Os invernos são rigorosos e bem frios, com temperaturas médias de -15,2°C durante o mês mais frio, janeiro, com mínimo absoluto de -37,2 ºC em 28 de dezembro de 2002.
Referências
- ↑ Erro de citação: Marca
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadaspop1