𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Epiro

Disambig grey.svg Nota: Para as antigas províncias romanas de Epirus Vetus e Epirus Nova, veja Macedónia (província romana).

Predefinição:Info/Assentamento/Grécia

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Epiro

O Epiro[1][2][3] (em Predefinição:Língua com nome, em albanês Çamëria) é uma das 13 regiões modernas da Grécia, localizada no sudoeste da península balcânica. A sua capital é Janina.

Historicamente, cobre parte da Grécia e da Albânia. Limita-se com a Cadeia do Pindo a leste; a grande ilha de Corfu e o mar Jônico a oeste; o golfo ambraciano ao sul; e a Ilíria ao norte. Há numerosos planaltos, planícies férteis, vales estreitos e lagoas. O clima é muito úmido, com chuvas abundantes e invernos frios; os rios mais importantes são o Aracto, o Tiâmis e o Aqueronte. Na parte central, próximo à Cadeia do Pindo, fica o planalto de Dodona.

As cidades mais importantes eram Dodona, Ambrácia, Cassope, Éfira, Nicópolis e Córcira, esta na ilha de Corfu. No Epiro ficavam dois dos mais famosos oráculos gregos: o de Zeus, em Dodona, e o dos mortos (Necromanteu), em Éfira.

Ver também

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A10: Lista das regiões». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  2. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, verbete "epirense": relativo ao Epiro, antigo país do noroeste da Grécia e região da Grécia atual, ou o seu natural ou habitante; epirota
  3. Dicionário Aurélio: epirota: do, ou pertencente ao Epiro (Grécia)
Ícone de esboço Este sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Grécia/Periferias

talvez você goste