Enxadrismo (português brasileiro) ou xadrezismo (português europeu) é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistas pt. de um modo geral. É o corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática enxadrística.
De acordo com o MI Nelson Pinal Borges, "consideramos o xadrez como uma cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro mestre de xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos".[1]
Já Isaac Linder, afirma que "o xadrez, que reúne organicamente elementos artísticos, científicos e desportivos, ao longo dos séculos constituiu parte inalienável da cultura e civilização mundial.”
Ver também
Referências
- ↑ «A Cultura Enxadrística». Consultado em 18 de abril de 2009. Arquivado do original em 17 de agosto de 2014
Bibliografia
- D’AGOSTINI, Orfeu. Xadrez Básico. São Paulo : Ediouro, 1954.
- FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z: dicionário ilustrado. Porto Alegre : Artmed, 2005
Ligações externas
- Enxadrismo & Cultura (blog com artigos sobre os aspectos culturais relacionados ao universo do enxadrismo.)