Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2014) |
A Engenharia Hídrica é o ramo da engenharia que engloba a gestão dos recursos hídricos e as obras hidráulicas.
A formação de um engenheiro hídrico é fortemente ligada às ciências exatas devido aos projetos e as questões socioambientais visto que a água é fonte de conflitos.
Histórico
O primeiro curso de Engenharia Hídrica do Brasil foi criado pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI , que também é pioneira com o curso de Engenharia Elétrica no país . A proposta de criação do curso de Engenharia Hídrica se deu com a aprovação da Política Nacional dos Recursos Hídricos - Lei 9.433/1997 que propõe uma gestão descentralizada dos recursos hídricos, regulamentando seu uso, tributos, qualidade e prestação de serviços.
Atualmente o curso é disponibilizado também pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Área de atuação
O campo de atuação do Engenheiro Hídrico é muito amplo, o profissional da área pode atuar em projetos, construções e montagens de estações de bombeamento e tratamento de água e esgoto, sistema de condução de água (irrigação, incêndio e drenagem) e esgoto, canais, hidrovias, hidrelétricas, portos, sistemas de aproveitamento de água de chuva, componentes hidromecânicos (bombas e turbinas), obras de contenção de cheias, estruturas de proteção costeiras. Projetos e estudos de estudos de impactos ambientais em bacias hidrográficas, gestão dos recursos hídricos, uso múltiplo da água, operação de reservatórios e gerenciamento de bacias hidrográficas.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional da área está em franca expansão devido as obras de infraestrutura impulsionadas pelo PAC e pela escassez do recurso em algumas regiões do país.
O Engenheiro Hídrico pode atuar em empresas de projetos hidráulicos/civis/ambientais, indústrias que utilizam água no seu processo ( bebidas, siderúrgicas, alimentos, remédios) e nas agências ou órgãos de gestão dos recursos hídricos ( ANA, IGAM, SABESP) .
Disciplinas presentes na formação
- Hidráulica
- Hidrologia
- Geomática
- Geoprocessamento
- Geologia
- Mecânica dos solos
- Limnologia
- Ecologia
- Águas subterrâneas
- Irrigação
- Drenagem
- Saneamento
- Máquinas hidráulicas
- Hidrometria
- Meteorologia
- Portos e vias de navegação
- Aproveitamentos hidrelétricos
- Gestão dos recursos hídricos
- Geopolítica
- Sistemas hídricos industriais
- Obras hidráulicas
- Hidráulica Fluvial
- Técnicas de tomada de decisão
- Economia dos recursos hídricos
- Materiais e métodos de construção civil
- Química da água
- Componentes hidromecânicos
- Oceanografia
- Engenharia Costeira
- Processos Litorâneos e estuarinos
Ver também
Bibliografia
- Ray K. Linsley, Joseph B. Franzini. Engenharia de Recursos Hídricos. 1º Ed. Mcgraw Hill, 1978.
- Gribbin, John E. Introdução a Hidráulica, Hidrologia e Gestão de Águas Pluviais. 2º Ed. Trilha, 2004.