Isabel Ana Seton (em Predefinição:Língua com nome) foi a primeira cidadã natural dos Estados Unidos da América a ser canonizada pela Igreja Católica e fundadora das Irmãs da Caridade.
Biografia
Isabel Seton foi batizada como anglicana. Casou-se em 25 de janeiro de 1794 com o negociante marítimo protestante William Magee Seton com o qual teve cinco filhos e fazia parte da nova aristocracia de Nova York.
Alguns anos após o seu casamento, os Setons vão à falência e, em dezembro de 1803, William morre de tuberculose. Isabel se converte, então, ao catolicismo em 14 de março de 1805, tornando-se instrutora com o objetivo de oferecer instrução a seus filhos.
Tinha a visão de que todas as crianças têm o direito a uma educação gratuita. Por isso, com esse objetivo, funda em 1808, uma escola católica para meninas em Emmitsburg, Maryland, e a primeira comunidade religiosa de mulheres católicas apostólicas do Estados Unidos (a Congregação das Irmãs da Caridade de São José), em 1812,[1] em Baltimore.
Referências
Bibliografia
- Attwater, Donald and Catherine Rachel John. The Penguin Dictionary of Saints. 3rd edition. New York: Penguin Books, 1993. ISBN 0-14-051312-4.
Ligações externas
- Texto completo da Homilia do Papa Paulo VI na canonização de Santa Isabel Ana Seton.
- Irmãs da Caridade