El Callao | |
Estado | Bolívar |
Capital | El Callao |
População | 1.741 habitantes |
Censo | outubro de 2001 |
Área | 2.223 km² |
Densidade | 0,78 hab./km² |
El Callao é um dos 11 municípios do estado Bolívar. Sua capital é a cidade de El Callao. Tem uma área de 2.223 km²[1] e sua população é de 29.251 habitantes (2011).[2] A jurisdição está localizada a nordeste do estado Bolívar.
História
A cidade de El Callao, entre os séculos século XVIII e século XIX, antes da chegada dos espanhóis e da colônia, foi habitada pelos indígenas Maquiritare. Então alguns exploradores se estabeleceram neste território em busca de escravos fugidos. Esses escravos africanos estavam nas proximidades do Rio Yuruari e usavam esse esconderijo, se encontrados eram devolvidos ao seu trabalho. Mas muitos deles ficaram lá porque era um lugar perfeito para construir uma cidade, mataram e escravizaram os indígenas da região e fundaram a cidade de El Callao. Com o tempo, viriam acontecimentos que fariam de El Callao uma população com várias línguas derivadas da fala dos escravos africanos desta região, misturada com aquela usada pelos ingleses e franceses em suas invasões de territórios espanhóis, e alguns crioulos que falam espanhol. , em um país de língua quase inteiramente espanhola. Grandes jazidas de ouro foram encontradas em Yuruari, o que fez com que El Callao se desenvolvesse rapidamente e levou à penetração de mineradores ingleses e brasileiros. Recentemente o governo nacional assinou vários tratados com vários países ao redor do mundo para explorá-lo.
Em 1854, os primeiros mineiros se estabeleceram na área de El Callao, dedicada à exploração de quartzo aurífero na área de Ejidos de la Nueva Providencia de Caratal, às margens do rio Yuruari. Esses mineiros eram em sua maioria imigrantes das Antilhas do Caribe: San Marteen, Santa Lucía, San Cristóbal, Trinidad entre outros, gerando um conglomerado cultural variado, tanto idiomático quanto gastronômico, tornando esta área da Guiana particularmente rica e especial culturalmente. eram falados inglês, papiamento e outros idiomas.
O município torna-se oficial ou é criado em 7 de dezembro de 1991. Junto com a criação do município veio o brasão e a bandeira. O município demonstra claramente a sua paixão pelo futebol, ao dedicar-lhe um quartel (especificamente o direito), em sua homenagem, e dedicam também espaços à sua principal economia, o ouro, é o quartel da esquerda, e em o inferior vê todo o município.
Geografia
O município de El Callao está localizado no nordeste do estado de Bolívar, a capital do município é El Callao, e está localizado a leste do município. A superfície do município é superior a 2000 km².
Hidrografia
A hidrografia municipal é reconhecida principalmente pelo Rio Yuruari, pelos veios de puro ouro em seu interior.
Geologia
A região de El Callao dentro da bacia hidrográfica do rio Yuruari data do Pré-Cambriano, principalmente do Arqueano e do Cenozóico. As rochas vulcânicas metamorfoseadas na fácies de xisto verde, receberam o nome de formação El Callao porque foram encontradas nesta localidade. No Distrito existem entre 250 e 300 veios de ouro. No início da década de 1970, estavam em exploração 88 filões, dos quais 68 em concessões mineiras nacionais e 20 em concessões mineiras privadas.
Em alguns casos, os veios atingem comprimentos de 4 quilômetros. O ouro aparece irregularmente distribuído e geralmente tende a diminuir com o aumento da profundidade. A mineralização do ouro é composta por ouro nativo e em solução sólida, associada a pirita e pequenas quantidades de calcopirita, bornita, esfalerita e tetraedrita. Além disso, minerais de tungstênio, essencialmente scheelita, foram encontrados em certas áreas. Os veios de quartzo auríferos estão invariavelmente associados a zonas de cisalhamento e ao desenvolvimento de uma xistosidade muito pronunciada. As rochas box mais favoráveis são metabasaltos e metaandesitos (rochas verdes e propilitos); O ouro é encontrado principalmente na forma de ouro nativo em veios de quartzo e em zonas silicificadas e carbonatadas e na forma de teluretos e teor de pirita ou arsenopirita.
Clima
O clima do município é em média entre 25 a 30 Cº e no município há algumas chuvas frequentes, o que movimenta agricultura e outros empregos.
Demografia
A população do município é de aproximadamente 25.000 habitantes, indicador que vem aumentando. Atualmente, um grande número de indígenas está estabelecido neste município, e este é um dos municípios em que há maior número de indígenas no estado Bolívar.
Economia
Está praticamente focado no ouro, que ao mesmo tempo também impulsiona outros setores como o imobiliário para algumas pessoas que se deslocam para trabalhar em grandes empresas neste concelho.