𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Érico I da Noruega

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Info/Nobre

Érico I ou Érico Machado Sangrento (em nórdico antigo Eiríkr blóðøx, em norueguês Eirik Blodøks), (c. 885954) foi o segundo rei da Noruega. Reinou entre 930 e 934.[1] Era filho do rei Haroldo I da Noruega, dito Haroldo Cabelo Belo.[1][2]

Ao receber o poder de seu pai nas suas mãos, entrou em disputa com seus irmãos. Viria a decapitar quase todos os dezoito irmãos, excepto um, Haquino, que se refugiaria na Inglaterra. Foi apelidado em latim como fratris interfector, "assassino de irmãos". É perfeitamente concebível que o seu cognome, Machado Sangrento, advenha da sua propensão para o fratricídio ou por suas agressivas e violentas incursões Viquingues.

Em 920, levou a cabo uma expedição viquingue a Biármia, no norte da Rússia. Mais tarde, em 930, começou a sua conquista ao navegar pelo rio Duina, para dentro da Rússia. Aí saqueou um pequeno porto comercial. Mais ou menos nessa época, na Dinamarca, foi convidado pelo rei Gormo, o Velho para um banquete, no qual conheceu Gunilda, com quem se casou na noite seguinte.

Gunilda ganhara a reputação de ser uma bruxa. Uma teoria, mais tarde desmentida por alguns historiadores, indicava que ela vivera numa cabana com dois feiticeiros finlandeses, tendo com eles aprendido a sua magia. Quando estes começaram a lutar por favores seus, manipulara Érico para os matar, casando com ele em seguida. Outras descrições associavam-na às mortes dos irmãos de Érico e de outros inimigos de seu marido, através de veneno e da criação de tempestades. De qualquer forma, onde quer que esteja a verdade, tudo indica que Érico achou ser útil a reputação tenebrosa de sua esposa.

Na Primavera seguinte, Érico derrotou as forças combinadas de seus irmãos e reconquistou o trono da Noruega.

Em 934, seu irmão mais novo, Haquino regressou da Inglaterra com o apoio da nobreza norueguesa para afastá-lo do trono. O reinado de Érico era duro e despótico, o que explica a vontade impiedosa que os nobres tinham nesta altura para depô-lo.[1]

Após diversas campanhas mal sucedidas para reconquistar o trono, Érico mudou-se para as ilhas Órcades e, mais tarde, para o Reino de Iorque, a convite de viquingues locais. No início, foi acolhido calorosamente por Etelstano, que o fez governador da Nortúmbria, com um mandato para proteger as fronteiras dos escoceses e dos irlandeses.

Como a Nortúmbria não era suficientemente rica para sustentar Érico e os seus seguidores, este saqueou com frequência outras regiões, nomeadamente na Escócia e nos mares da Irlanda.

Estes saques trouxeram-lhe fama e respeito, que o levaram a ser rei de Iorque entre 947 e 948 e entre 952 e 954. O seu governo, entretanto, cedo acabou por degenerar, ganhando a oposição de diversos reis vizinhos. Érico, afinal, veio a ser traído e expulso pelo povo, tendo sido morto em um combate em Stainmoor, em Westmorland, em 954.

Poemas nórdicos antigos sobre Érico I

  • Eiríksmál: significando "a obra de Érico", descreve a sua chegada heroica a Valhala, onde os deuses o terão recebido após a sua queda.
  • Höfuðlausn: significando "a cabeça como resgate", foi composto por Egill Skallagrímsson (um guerreiro Viquingue, um dos grandes anti-heróis das sagas islandesas), ao encontrar-se com Érico, em Iorque, como alternativa a ser decapitado.
  • Heimskringla: as sagas escritas pelo poeta e historiador islandês Snorri Sturluson.

Curiosidades

  • Existem dois tipos de moedas diferentes retratando Érico Machado Sangrento, correspondendo aos seus dois reinados em Iorque.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Chisholm, Jane (1998). The Usborne Book of World History Dates (em English). [S.l.]: Usborne. p. 41 
  2. Harper-Bill, Christopher; Houts, Elisabeth M. C. Van (2007). A Companion to the Anglo-Norman World (em English). Woodbridge: Boydell & Brewer Ltd. p. 272. ISBN 9781843833413 
  1. RedirecionamentoPredefinição:fim

Predefinição:Monarcas noruegueses

Precedido por
Haroldo Cabelo Belo
Rei da Noruega
930 - 934
Sucedido por
Haquino, o Bom
Precedido por
Edmundo I de Inglaterra
Reis da Nortúmbria
947 - 948
Sucedido por
Olavo Cuarán
Precedido por
Olavo Cuarán
Reis da Nortúmbria
952 - 954
Sucedido por
Edred de Inglaterra

talvez você goste