𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Escola de Administração Fazendária

Predefinição:Fontes primárias

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de ESAF, veja ESAF (desambiguação).

Predefinição:Info/Organismo governamental A Escola de Administração Fazendária (Esaf) foi o órgão do Ministério da Fazenda brasileiro responsável pelos cursos, treinamentos e capacitação, além da organização de concursos públicos, da Administração Tributária e Aduaneira da União[1]. Foi extinta pela Medida Provisória nº 870, de 1º de janeiro de 2019[2], após mais de 40 anos de existência.

História

A origem da Esaf remonta a 1945, quando da implantação dos cursos de aperfeiçoamento do Ministério da Fazenda. Esses passaram a constituir, em 1967, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Pessoal do Ministério da Fazenda - CETREMFA, que se transformou, em 8 de novembro de 1973, na Escola de Administração Fazendária[3].

A partir da inauguração de sua sede própria, em 28 de julho de 1975, a Esaf passou a contar com um complexo educacional, de linhas modernas e funcionais. Além da sede, em Brasília (DF), em 2018 contava com nove Centros Regionais de Treinamento, localizados nas capitais-sedes de Regiões Fiscais: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP)[4].

Entre os diversos eventos de treinamento e capacitação fornecidos pela instituição aos servidores públicos, a Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas[5] era o mais tradicional, tendo chegado à 15ª edição. A Esaf também oferecia cursos gratuitos em diversas áreas, abertos a todo o funcionalismo, organizados exclusivamente por ela ou em parceria com outras instituições de ensino federais.

Com a publicação da MP nº 870, de 1º de janeiro de 2019 (posteriormente convertida na Lei nº 13.844, de 2019)[6], a Esaf foi oficialmente extinta e sua estrutura incorporada à Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que passava a integrar o recém-criado Ministério da Economia.

Em novembro do mesmo ano, devido às medidas de racionalização impostas pela Portaria 424, de 21 de agosto de 2019[7], do Ministério da Economia, o campus Sede e os Centros Regionais que haviam pertencido à Esaf tiveram suas atividades interrompidas de forma definitiva.

Referências

  1. «Escola de Administração Fazendária - Carta de Serviços». Ministério da Fazenda (em português). 1 de fevereiro de 2017 
  2. «MPV 870». www.planalto.gov.br 
  3. Esaf Institucional
  4. «PORTARIA Nº 527, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017 - Imprensa Nacional». www.in.gov.br (em português) 
  5. «Esaf promove XIV Semana Orçamentária em Brasília». Ministério da Economia (em português) 
  6. «L13844». www.planalto.gov.br 
  7. «PORTARIA Nº 424, DE 21 DE AGOSTO DE 2019 - DOU - Imprensa Nacional». www.in.gov.br (em português) 

talvez você goste