Demografia
eu pus aquele gráfico de barras, porque acho que fica bem, em artigos sobre cidades ou países, mas tenho o problema dos números do lado direito, porque aquilo só pode andar num máximo de 50 mil de cada vez, se alguém souber fazer as modificações necessárias para mudar este límite, para pelo menos 1 milhão (não para usar neste artigo), agradecia --João P. M. Lima (discussão) 22h12min de 7 de Setembro de 2008 (UTC)
Listas
Totalmente desnecessárias as listas colocadas no artigo, de hotéis, restaurantes etc. Além de aqui não ser lugar para isso, elas são irrelevantes (acha-se em qualquer site de "lista telefônica") e acabam com o layout do artigo. Vamos fazer um trabalho decente! Não adianta inserir informação no artigo indiscriminadamente. Há de haver senso. Vinicius Siqueira MSG 01h15min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)
- Concordo plenamente Vini, se continuarem a fazer esse tipo de edição o artigo vai ficar pior do que já estava. Heitor discussão 01h30min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)
Edições repetidas
Vamos tomar cuidado com as edições seguidas. Em quatro horas tivemos mais de 50 edições no artigo, feitas por, basicamente quatro usuários. Vamos começar a usar o botão "Mostrar previsão" para não ter que receber o aviso (Predefinição:Tl). Predefinição:Teste de substituição Vinicius Siqueira MSG 16h44min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)
Gráficos
Será que dois gráficos sobre a mesma coisa são interessantes? Temos um gráfico em linha e outro em barras. Vamos decidir por um, somente. Vinicius Siqueira MSG 19h41min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
- tipo, eu acho que os dois ficam bem, mas se tivesse que esculher escolheria o de barras (não por ter sido eu a criar, calma lol), mas porque o de barras inclui o que o gráfico tem e ainda permite ver a evolução da população sem ler os números (permite ver os desniveis e assim) --João P. M. Lima (discussão) 19h44min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
- Já retirei o gráfico em barras, pois o mesmo estava mal formatado e sem fontes, por ora, o gráfico em linha é a melhor opção. João, leia Wikipedia:Wikificação e Wikipedia:Política de edição antes de realizar grandes edições como as que você fez nesse artigo. Cumprimentos. Heitor discussão 23h01min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)
divisão territorial
Perguntei ao Oskulo se ele sabe nos informar como é a divisão administrativa de Luanda. Fazendo uma busca no site do governo da província de Luanda, que está fora do ar (mas pude ver informações na busca pelo google) tem dizendo que municípios como Ingombota e Sambizanga são na verdade ou também bairros. Temos que esclarecer isso porque fica confuso e não achei, ainda, nada que esclareça como funciona a classificação dos territórias e suas funções administrativas. Como a guerra civil acabou faz pouco tempo, ta tudo ainda passando por reformas. Aqui ainda veremos muitas transformações. David Andrade (discussão) 17h22min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)
- Temos que ver o que cabe a Luanda (província) e o que cabe aqui. A população também tem sérios erros. Em Luanda (província), fala em 1,8 milhões, o que deve estar errado. Em Luanda, na predefinição fala em 4,5 milhões e na seção demografia fala em 2,5 milhões. Maurício msg 10h54min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)
- Gostei do trabalho feito sobre luanda mas hoje em dia Luanda tem apenas 5 municipioque são:
Cidade de lunada Ikolibengo Viana Belas cacuaco.
Existe samba como distrito e Samba como bairro assim com também existe Maianga como bairro bem como distrito.105.168.27.189 (discussão) 23h49min de 21 de dezembro de 2014 (UTC)
Luanda: artigo destacado
No passado dia 4 de Fevereiro de 2011, Angola comemorou os 50 anos do início da luta armada que acabou por conduzir o país à independência, 13 anos mais tarde. O facto foi sumariamente referenciado na secção de efemérides da página principal mas, tirando isso, nada mais lembrou esta data tão importante para Angola: o artigo em destaque era sobre a cantora americana Beyoncé, o anexo em destaque era sobre expressões idiomáticas e a imagem do dia era a de um icebergue do Árctico!
Levantei a questão na página de discussão do Projecto Angola e argumentei que, a melhor maneira de chamar a atenção da comunidade wikipédica para Angola e, ao mesmo tempo, despertar um maior interesse pela Wikipédia junto dos angolanos, seria termos um artigo sobre Angola como destacado. Pela experiência que tive no trabalho de preparação do artigo Implantação da República Portuguesa para destaque aquando do centenário do 5 de Outubro, sei que o esforço compensa. O artigo foi visitado 20.100 vezes no próprio dia 5 de Outubro e soube que algumas escolas chegaram mesmo a usá-lo nas aulas. Assim, propus que fosse seleccionado um tema de grande projecção em Angola, no qual todos os interessados concentrariam os seus esforços de melhoria do artigo, de forma a que este pudesse cumprir os requisitos necessários para poder merecer o destaque.
No seguimento do acesso debate que se seguiu entre diversos utilizadores — designadamente o Cruks, o Aflis, o Fabiofbg e o Zorglub —, propus que trabalhássemos no artigo Luanda com o objectivo de o ter em destaque no dia 25 de Janeiro de 2012, quando a cidade comemorar o seu 436.º aniversário. A ideia foi prontamente acolhida. É tempo, agora, de começar a meter mãos à obra! -- Manuel de Sousa msg 11h44min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)
Índice do artigo
O primeiro aspecto que teremos de ver é o índice do artigo. Actualmente o índice das secções principais é este:
- Etimologia
- História
- Geografia
- Clima
- Demografia e estrutura social
- Economia
- Infra-estrutura
- Desporto
- Cultura
- Geminações
Vejamos os índices de outras cidades cujos artigos já foram destacados.
- Etimologia
- História
- Geografia
- Demografia
- Política e Administração
- Divisão administrativa
- Economia
- Infraestrutura
- Cultura
- História
- Geografia
- Demografia
- Política
- Subdivisões
- Economia
- Estrutura urbana
- Cultura
- História
- Geografia
- Demografia
- Política municipal
- Subdivisões
- Economia
- Estrutura urbana
- Cultura
Qual acham que deveria ser a estrutura geral a seguir? Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 11h59min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)
- Um pouco por acaso descobri que a discussão se mudou para esta página, em vez de continuar na página do Projecto Angola. Sugiro ao Manuel de Sousa que se certifique se os outros interessados - Zorglub, fabiofbg, Cruks - o descobriram também. Quanto ao esquema do artigo, são as seguintes as minhas sugestões:
- O esquema do actual artigo "Luanda" parece-me, basicamente, adequado, com ligeiras alterações.
- A etimologia não me parece merecer uma secção. A pouca informação relevante sobre este ponto pode ficar incluída na secção "História"
- Do mesmo modo, o parágrafo sobre "Clima" pode ficar integrado na secção "Geografia"
- Falta, surpreendentemente, uma secção "Política e administração"
- A questão das infraestruturas deveria ficar incluída numa secção mais larga, tipo "Estrutura urbana"
- Julgo não haver inconveniente em que o desporto figure como subsecção de "Cultura"
- Teríamos portanto 7 secções:
- História
- Geografia
- Demografia e estrutura social
- Política e administração
- Economia
- Estrutura urbana
- Cultura
- Cada uma destas secções teria, naturalmente, as subsecções que forem consideradas funcionais. Quanto à sequência, tenho uma ou outra dúvida, mas acho que o primeiro passo consiste em ver se estamos de acordo quanto às secções.
- Bem, de momento é isto que me ocorre. Abraços Aflis (discussão) 23h39min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)
- PS: Esqueci-me de falar na actual secção "geminações". Omiti-a porque estas coisas são geralmente irrelevantes, ao ponto de nem sequer terem um valor simbólico. O que, para mim, se fosse do júri, até seria uma razão para dar pontos negativos a uma candidatura. Mas se vocês acharem que, no caso de Luanda, existem geminações com importância real, o assunto poderia passar para uma subsecção de "política municipal". Neste contexto uma pergunta, só para não haver mal entendidos: este artigo é para tratar da cidade de Luanda, e não da província, certo? Aflis (discussão) 12h25min de 20 de fevereiro de 2011 (UTC)
- Usando os inputs do Aflis, proponho as seguintes subdivisões ao índice proposto:
- 1. História
- 1.1 Etimologia
- 1.2 Período pré-colonial
- 1.3 Período colonial
- 1.4 Período pós-colonial
- 1.5 Cronologia
- 1.1 Etimologia
- 2. Geografia
- 2.1 Clima
- 2.2 Ambiente e poluição
- 2.1 Clima
- 3. Demografia e estrutura social
- 3.1 Crescimento populacional
- 3.2 Composição étnica
- 3.3 Religião
- 3.4 Criminalidade
- 3.1 Crescimento populacional
- 4. Política e administração
- 4.1 Divisão administrativa
- 4.2 Relações internacionais (geminações)
- 4.1 Divisão administrativa
- 5. Economia
- 5.1 Sectores em destaque
- 5.2 Reconstrução e obras públicas
- 5.3 Turismo
- 5.1 Sectores em destaque
- 6. Estrutura urbana
- 6.1 Educação
- 6.2 Saúde
- 6.3 Assistência social
- 6.4 Transportes
- 6.4.1 Porto
- 6.4.2 Aeroporto
- 6.4.3 Comboio
- 6.4.4 Transportes públicos
- 6.4.1 Porto
- 6.5 Comunicações
- 6.5.1 Rádio e televisão
- 6.5.2 Imprensa escrita
- 6.5.3 Telefone
- 6.5.4 Internet
- 6.5.1 Rádio e televisão
- 6.1 Educação
- 7. Cultura
- 7.1 Tradições populares
- 7.2 Culinária
- 7.3 Música
- 7.4 Cinema e teatro
- 7.5 Literatura
- 7.6 Património edificado
- 7.7 Museus
- 7.8 Desporto
- 7.1 Tradições populares
- 1. História
- Este índice foi elaborado tendo por base, para além dos comentários do Aflis, também os índices dos artigos das cidades de Macau, Rio de Janeiro e São Paulo. Embora eu tivesse tido a preocupação de ajustar o índice ao caso presente, poderá haver pontos que não se apliquem bem a Luanda.
- O passo seguinte seria dividirmos tarefas. Ou seja, cada um de nós deveria pegar num conjunto de secções — com o qual mais se identificasse — e começar a trabalhar. Opiniões? -- Manuel de Sousa msg 19h32min de 20 de fevereiro de 2011 (UTC)
- Fico contente ao ver que as coisas estão a avançar. Algumas observações:
- Acho que índice detalhado proposto pelo Manuel de Sousa é um excelente ponto de partida, mas que é bom ter em mente que, no decorrer do trabalho, podemos chegar à conclusão de que falta qualquer ponto, ou que a arrumação tem vantagem em ser diferente. Por outras palavras: convém não tomar esta grelha como necessariamente definitiva, para evitar que se torne numa camisa de força.
- Posso desde já assinalar duas subsecções adicionais que me parecem indispensáveis: (a) Estou a ver pelas teses de mestrado de duas angolanas (que oriento) e por dois livros que apareceram nos últimos anos que a estrutura social de Luanda, embora continue até certo ponto marcada por clivagens étnicas e raciais, se caracteriza hoje muito mais pela estratificação social. (b) Na secção "Estrutura urbana", é indispensável a questão da estruturação do espaço, em zonas de habitat (com que características), zonas comerciais etc. etc., com a correspondente política municipal de urbanização (inclusive saneamento básico). NB: Isto pode ir até à descrição de alguns dos bairros.
- Eu já me tinha oferecido para contribuir quer sobre história, quer sobre demografia & estrutura social. Como neste momento "estou com a mão na massa" em relação à estrutura social, preferiria ocupar-me desta parte - entendendo-me com o Cruks quanto à religião. Aflis (discussão) 12h21min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
Distribuição do trabalho
É claro que isto é uma proposta e uma previsão. São linhas de orientação e nunca coletes de força. Pois, se o Cruks fica com a religião (ponto 3.3) e o Aflis com os restantes tópicos da estrutura social (secção 3 e pontos 3.1, 3.2 e 3.4), eu gostaria de ficar com a história (afinal de contas, a minha tese de licenciatura foi sobre a escravatura na costa ocidental africana e, na sequência de uma bolsa da Comissão Nacional de Descobrimentos, fiz um trabalho sobre a relação de Portugal com o reino africano do Congo), a geografia e a cultura (secções 1, 2 e 7). Por favor, (re)leiam o artigo Wikipédia:O que é um artigo em destaque? e, quando estiverem a escrever, tentem observar tudo o que lá diz, especialmente o que diz respeito à "verificabilidade". Este é um dos pontos onde muitas vezes se falha, o que pode dificultar/inviabilizar a eleição do artigo para destaque. Um pormenor: qual é a norma ortográfica pela qual no vamos reger? No artigo Implantação da República Portuguesa optei pela do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que está a ser posto em prática em Portugal e que todas as escolas portuguesas passarão a usá-lo a partir de Setembro deste ano. Mas, como Angola ainda não ratificou o AO de 1990, aceito que optemos pelo antigo Acordo Ortográfico de 1945. Que opinais sobre isto? Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 15h02min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
- Aqui vão mais alguns palpites:
- Parece que os artigos do Projecto Angola devem ser escritos em "português angolano". Seria portanto bom que o Zorglub nos esclarecesse sobre as regras a aplicar. NB: Confesso que me perco nestes acordos ortográficos. Qualquer que seja a norma que adoptarmos, vai ser preciso alguém ter a paciência para rever os meus textos.
- Para assentarmos, por consenso, a inicial distribuição de trabalho, convinha que o Zorglub, que deve estar a mudar-se de Londres para Luanda, indique a parte do artigo pela qual pretende responsabilizar-se. Idem o Fábio.
- Como somos 5, há quem deva assumir mais do que um aspecto - mas acho melhor começarmos e resolver esta questão mais tarde.
- De qualquer modo, como é de rigor na WP, é importante que cada um também veja as contribuições dos outros.
- Uma coisa técnica: onde é que vamos construir o artigo? Parece-me melhor deixar o actual artigo (por enquanto) como está, e abrir uma página nova para o novo artigo. Se o Manuel de Sousa estiver de acordo, proponho que seja ela a criar esta página. Aflis (discussão) 16h19min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
- PS:Só agora percebi que o Manuel de Sousa está disposto a assumir 3 secções, e não apenas a história. Acho que é mais uma razão para aguardar um instante para ver quais as disponibilidades do Zorglub e do Fábio. - Outra coisa: recentemente escrevi a secção "História" do artigo "Angola", propondo uma periodização diferenciada para a fase dita "colonial". Pergunto-me se aquela não é uma grelha que se pode aproveitar para Luanda? - Finalmente: Para além da estrutura social, eu poderia ocupar-me eventualmente da parte da educação, mas prefiro, decididamente, que os outros se manifestem primeiro. Será que estão a seguir esta discussão? Aflis (discussão) 16h34min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
- Ok, vamos aguardar para ver o que dizem os outros. Quanto ao local, devemos trabalhar em cima do artigo actual, apenas colocando a predefinição {{Em construção}} no topo da página. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 17h31min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)
Oi pessoal, basicamente, eu não vivo em Londres, vivo em Sheffield. Mas de facto neste momento estou em Londres, com acesso limitado a Internet (e sem acentos nem cedilhas o que torna a edição complicada), de facto como o Aflis subentendeu, estou por aqui a preparar a minha mudança mas infelizmente não é para Angola e sim, temporariamente para Portugal (a prometida faculdade de belas artes esta em compasso de espera, pelo que a minha vida esta também num compasso de espera). Tenho andado a consultar a bibliografia possível por aqui e estou de volta a Sheffield a 2 de Março, e movo-me para Portugal no dia 1 de Abril (não é mentira não...).
Em relação ao português angolano, pelo menos até ver (finalmente está previsto uma reanalise do acordo para 2013) continua-se a utilizar basicamente a forma de escrita que se conhece por aqui com o nome de português europeu (acordo de 1945), com a introdução de palavras vindas das línguas nacionais (que crescem a cada dia) e o recurso aos nomes dos toponímicos (escritos nas referidas línguas nacionais), regra geral (há excepções) os toponímicos em vez de C usam K e em vez de U usam W.
No entanto, acredito que será de bom tom evitar palavras muito exclusivas (especialmente se forem usadas normalmente outras mais conhecidas) excepto se as mesmas tiverem grande implementação no pais, como o caso de Maxibombo - Ónibus - Autocarro, Maka - Confusão, e outras. No entanto não se preocupem com esses detalhes, escrevam como bem vos apetecer que eu transcrevo para a forma correcta.
Acho que a estrutura, para já esta boa (concordo com o Aflis, quando diz que se necessário deverá ser alterada), e quando retornar a Sheffield vou analisar os capítulos e as propostas de contribuições, para ver em que é que poderei participar de forma mais activa.
Ate breve e boas edições. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h00min de 22 de fevereiro de 2011 (UTC) PS: Ufa... 20m para escrever este texto sem erros (espero que não tenha escapado nenhum) lol
- @Zorglub: Ora viva: bem vindo de volta! Quem fez a confusão do sítio onde fez o mestrado foi eu: já não me lembro por que raio de razão é que pensei que era Londres. NB: Já que está em Londres, acho que poderia ser útil contactar lá a sua patrícia Conceição Neto, a terminar uma tese de doutoramento em história sobre o Huambo na SOAS (School of Oriental and African Studies).
- Oi pessoal (para recair no brasileiro): Registo que agora somos 4 a concordar com o esquema básico, e que não há problema em governar-nos pelo acordo de 1945. Fica em suspenso a questão dos aspectos sobre os quais o Zorglub pode escrever, para acertarmos a distribuição definitiva. - Falta também o Fábio manifestar-se: já deixei um recado na página de discussão dele. - Entretanto proponho que, para a secção chamada "Demografia e estrutura social", adoptemos como título, simplesmente "Sociedade", que cobre tudo e é menos pesado. Aflis (discussão) 09h39min de 22 de fevereiro de 2011 (UTC)
@Todos: Falando em brasileiro, eu cheguei! Muito obrigado @Aflis, por me mandar o recado. Pessoal, eu estava no Brasil e voltei para Angola no fim de fevereiro, infelizmente a empresa na qual eu trabalho me realocou para a cidade do Dundo, Lunda Norte. Como ainda estou me adaptando a esta nova cidade e a internet no local que eu moro e trabalho não é muito boa, estou com imensa dificuldade de acesso. Mas eu posso tentar verificar algo sobre a geografia de Luanda e a população. Mas também seria bom não só uma pessoa olhar esses tópicos, e sim que todos revisasse em ajudassem. Sobre a questão da política, peço para sermos os mais neutros possíveis, visto que as vezes alguns artigos acabam ficando um pouco políticos de mais para o lado A ou o lado B. PS: Peço para fazerem a revisão no que eu vier a alterar porque eu uso o português do novo acordo ortográfico firmado por alguns países lusófonos em 2010, mas acho que só o Brasil está seguindo o acordo, não tenho certeza. Quem vier ao Lunda Norte e passar pelo Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo, no Samakaka. Favor me visitarem, vamos tomar um café e falar da Wiki! Atenciosamente, Fabiofbg (discussão) 23h58min de 7 de março de 2011 (UTC)
- Ontem dei, na página de discussão dele, a seguinte resposta ao Fábio: "Olá Fábio: Imagino facilmente que a transferência para as Lundas possa trazer-lhe montes de complicações. Em termos do trabalho sobre o artigo "Luanda" perdeu pouca coisa. O único que conseguiu fazer alguma coisa foi o Manuel de Sousa (na secção "História"). Eu estou a sair de uma gripe que me bloqueou bastante. O Zorglub "ressurgiu" depois de terminar o mestrado na Inglaterra, mas ainda não retomou o ritmo anterior; não declarou ainda qual o aspecto do artigo a que vai dedicar-se. E o Cruks está numa fase de transição que lhe limita neste momento a produtividade. Espero que daqui em diante as coisas se componham. Convinha que você decidisse qual o aspecto do artigo onde se propõe contribuir. Aflis (discussão) 10h27min de 8 de março de 2011 (UTC)" - Neste momento, o projecto do artigo destacada está, portanto, relativamente mal parado. Por causa de compromissos fora da WP, não vou poder pegar na secção "Sociedade" antes de mais 8 a 10 dias. Espero que o Zorglub e o Fábio possam dentro em pouco decidir quais os aspectos para os quais vão contribuir. E espero, sobre tudo, que as divergências ortográficas agora surgidas entre o Manuel de Sousa e o Zorglub não tenham repercussões aqui neste nosso contexto comum, pois do contrário mais vale desistir...(Palavras de "kota": dentro em pouco completo 81 anos..) Aflis (discussão) 13h06min de 9 de março de 2011 (UTC)
- Aflis, não creio que haja divergências ortográficas entre nós no que ao artigo Luanda diz respeito! Concordo que o artigo obedeça ao Acordo Ortográfico de 1945 e aceito tb pacificamente as alterações que o Zorglub tem feito ao artigo, ex: Congo → Kongo; Cuanza → Kwanza. Mas o importante mesmo é que haja mais gente a colaborar na melhoria do artigo. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 14h25min de 9 de março de 2011 (UTC)
Eu estou a trabalhar a menos de meio gás, a minha vida sofreu uma reviravolta do caraças e estou entre duas opções, ou ir para Cambridge ou Lisboa, das duas formas estou a empacotar tudo e a tomar decisões que me estão a deixar stressado, por isso não tenho tido nem tempo nem paciência, mas em Abril, já estará tudo definido e vou voltar ao ritmo e em passo acelerado, em relação às alterações ortográficas, apenas estou a alterar para o AO 1945 o que não estiver, e alterar também os toponímicos presentemente aceites em Angola como correctos, não estou a introduzir termos vernáculos a menos que não aja correspondente em pt-ao/eu. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h51min de 9 de março de 2011 (UTC)
- Bem, para mim o mais importante é que estas questões de ortografia não nos façam perder tempo e energia, nem criem mau ambiente. Pessoalmente, confesso que me perco nos AOs e lá vou escrevendo do modo como me acostumei a escrever - aceitando, sem problema, que me corrijam, se for o caso.. E concordo que o importante é que haja gente a trabalhar no artigo. Já arrumei as minhas ideias quanto à secção "sociedade", e espero poder passá-las para a escrita em meados da próxima semana. @Zorglub: a escolha entre Cambridge e Lisboa (para doutoramento, suponho?) pode, no seu caso, constituir um quebra-cabeças, mas é sempre uma escolha de luxo! O aborrecido, cá para o nosso contexto, é que só em Abril vamos saber qual a parte do artigo onde vai haver contribuições suas. Aflis (discussão) 15h11min de 11 de março de 2011 (UTC)
@ Todos: Pessoal, estou acessando menos a Wikipedia por uma série de razoes: o sinal de internet na região que eu moro está muito ruim (Samakaka, Dundo) e o Instituto está precisando muito do meu apoio, pra completar estamos em época de provas, então eu estou ficando louco aplicando e corrigindo um monte de provas. Um grande abraço Fabiofbg (discussão) 10h20min de 30 de março de 2011 (UTC)
Retomada
Olá, sou novo aqui, gostaria de contribuir. A minha maneira de escrever é com informação muito completa. Isso toma muito tempo, e assim tenho que escolher sub-assuntos. Assim já querendo escrever no artigo de ´Economia de Angola´, começo com economia de Luanda. E cultura acho muito interessante também. Pode demorar muito muito tempo antes de eu publicar porque só publico as coisas quando estão aceites pela comunidade aqui e quando está completamente pronto. A primeira questão: na minha visão a base tem que ser o português, também usando as fontes inglesas. Depois de ter isto feito em português posso mudar isto para o inglês (com as mesmas fontes) porque em inglês não há nada sobre economia e cultura em Luanda. Está bem? --Mona iu (discussão) 19h40min de 3 de janeiro de 2013 (UTC)
- Bem vindo. Em 2001, falhou redondamente a iniciativa ambiciosa de produzir, pelo esforço conjugado de um pequeno grupo, um artigo qualitativamente melhor em todos os aspectos, e que merecesse a inclusão na categoria "artigo destacada". Penso que neste momento convém ser mais modesto, esperando que iniciativas individuais possam, no seu conjunto, redundar num "salto qualitativo". Quem sabe, o exemplo de Mona Iu Ueiji vai animar mais outros. -- Aflis (discussão) 23h30min de 3 de janeiro de 2013 (UTC)
Haha obrigado, vamos ver como será. --Mona iu (discussão) 18h28min de 4 de janeiro de 2013 (UTC)
População da cidade de Luanda versus província
O valor para a população da cidade de Luanda não bate certo com o da província de Luanda: De acordo com o está escrito nos respectivos artigos, Luanda (província) tem uma população de 7.098.267 habitantes (imagino que dados do censo de 2014), uma área de 18.826 km² e portanto uma densidade populacional de 377 hab/km². A província é constituída pela cidade de Luanda e mais 6 municípios: Cacuaco, Belas, Cazenga, Ícolo e Bengo, Quissama e Viana. Portanto, a população da cidade (município) de Luanda deveria ser os tais 7,1 milhões MENOS a população desses outros seis municípios. No entanto o artigo sobre a cidade de Luanda diz que ela tem uma população MAIOR que a província da qual ela é parte: 8.234.098 habitantes, com uma densidade populacional de 2.654 hab./km² (o que dá uma área de 3102 km², o que não vem no artigo). Como é possível a cidade ter uma população maior que a província? Teixant (discussão) 17h32min de 1 de dezembro de 2015 (UTC)
- A confusão tem a sua origem provavelmente no facto de os números anteriores ao censo de 2014 não eram considerados fiáveis, e sendo inferiores aos números reais. Ora, neste momento a única solução consiste em seguir o censo, mesmo que também este não mereça uma confiança irrestrita. Aflis (discussão) 12h50min de 2 de dezembro de 2015 (UTC)
Divisão administrativa
De acordo com o artigo publicado no Novo Jornal no dia 27 de Novembro, a comuna de Ngola Kiluange (no artigo considerada uma subdivisão) vai ser elevada à categoria de distrito urbano do município de Luanda, sendo desanexada do distrito de Sambizanga. Tornar-se-á, assim, no sétimo distrito urbano do município capital. Fonte:http://www.novojornal.co.ao/artigo/72669/ngola-kiluange-e-o-novo-distrito-da-provincia-de-luanda?seccao=NJ_Poli. Teixant (discussão) 16h18min de 1 de dezembro de 2016 (UTC)