𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Dieneces

Dieneces, Diéneces[1] ou Dienekes (em Predefinição:Língua com nome; ? — 480 a.C.[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]); grego dórico: διανεκής "contínuo, ininterrupto";[2] foi um soldado espartano que lutou e morreu na Batalha das Termópilas em 480 a.C.[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]. Ele foi aclamado o mais bravo de todos os gregos que lutaram naquela batalha. Heródoto relatou a seguinte anedota sobre Dieneces:

"(...) o espartano Dieneces teria provado ser o melhor homem de todos, o mesmo que, como eles relatam, proferiu este ditado antes de travar a batalha com os medos: - sendo informado por um dos homens de Trachis que quando os bárbaros dispararam suas flechas, eles obscureceram a luz do sol pela multidão de flechas, tão grande era o número de seu exército, ele não ficou desanimado com isso, mas fazendo pouco caso do número de medos, disse ele que seu convidado de Trachis lhes trouxe notícias muito boas, pois se os medos obscurecessem a luz do sol, a batalha contra eles seria na sombra e não no sol."[3]

Heródoto também menciona que Dieneces disse muitas outras coisas semelhantes que o tornaram inesquecível.[4]

Plutarco em seu "Sayings of the Spartans" também menciona esse comentário, mas ele o atribui a Leônidas I, general de Dieneces na batalha. De acordo com Plutarco, quando um dos soldados queixou-se a Leônidas que "Por causa das flechas dos bárbaros é impossível ver o sol", Leônidas respondeu: "Não será bom, então, se tivermos sombra na qual para lutar contra eles?".[5] A lacônica frase "então lutaremos na sombra" foi citada por escritores latinos como Cícero (em umbra igitur pugnabimus , Tusculan Disputations I.42) e Valerius Maximus (em umbra enim proeliabimur, III.7, ramal 8).

A rua a leste da Tumba de Leônidas, na moderna cidade de Esparta, tem o nome de Dieneces (οδός Διηνεκούς , conectando Θερμοπυλών e Ηρακλειδών).

Referências

  1. Gonçalves, F. Rebelo (1966). Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora. p. 347 
  2. Henry George Liddell, Robert Scott, Henry Stuart Jones, A Greek-English Lexicon (1940), sv διηνεκής .
  3. «Herodotus Book 7: Polymnia, 226 (trad. Macaulay 1890).» 
  4. «Heródoto Livro 7: Polimnia, 227 "Este e outros ditos deste tipo relatam que Dienekes, o Lacedemônio, deixou como memoriais de si mesmo"» 
  5. «Plutarco, Apophthegmata Laconica». seção "Leônidas, filho de Anaxandridas", dizendo 6, vol. Biblioteca Clássica III da edição da Loeb, 1931 

talvez você goste