David Wilkerson | |
---|---|
David Wilkerson (2008) | |
Nascimento | 19 de maio de 1931 Hammond, Indiana |
Morte | 27 de abril de 2011 (80 anos) Texas |
Nacionalidade | Americano |
Ocupação | Pastor |
David Wilkerson (Hammond, Indiana, 19 de maio de 1931 — Texas, 27 de abril de 2011) foi um Pastor arminiano evangélico não-denominacional americano.
Biografia
Wilkerson nasceu em 19 de maio de 1931 em Hammond, Indiana.[1]
Ministério
O reverendo David Wilkerson começou seu ministério em meados de 1958 pregando para pessoas marginalizadas nos subúrbios de Nova Iorque e teve grande sucesso principalmente após a conversão de Nick Cruz que era um chefe de uma temida gangue local.[2] O seu livro autobiográfico A Cruz e o Punhal conta exatamente esse período de sua vida que durou 5 anos.
David Ray Wilkerson nasceu em 19 de Maio de 1931, na cidade de Hammond, no Condado de Lake, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos. Os seus pais eram Pentecostais e viviam num lar cheio de bíblias e orações. O seu avô Jay Wilkerson e o seu pai Kenneth Ann Wilkerson eram evangelistas e exerceram forte influência na vida do pequeno David.
Depois que findou os estudos na escola secundária, ingressou no Central Bible College vinculado à Assembleia de Deus, na cidade de Springfield, no Estado do Missouri.
O jovem David iniciou o seu ministério com 14 anos de idade, ministrando diversos sermões. Em 1953, aos 22 anos, casou com Gwen Wilkerson que já conhecia desde a sua adolescência. O casal partilhou a vida comum durante 58 anos até a morte do pastor David Wilkerson em 2011. Da união matrimonial nasceram os filhos: Debbie, Bonnie, Greg e Gary.
Depois de casados, David Wilkerson pastoreou diversas igrejas locais nos distritos de Scottdale e Philipsburg, no Estado da Pensilvânia.
Em 1959, aos 28 anos de idade enquanto pastoreava uma Assembleia de Deus, foi impactado com uma matéria veiculada pela Revista Life acerca de menores infratores integrantes da gangue "Dragões" da cidade de Nova York.
David Wilkerson cresceu em regiões tranquilas dos Estados Unidos e aquela matéria jornalística parecia inacreditável. Ficou revoltado com os assassinatos cometidos pela gangue. O seu coração ficou cheio de encargo por aqueles jovens, desejava ardentemente apresentar o evangelho de Cristo e resgatar a sociedade nova iorquina.
Nova York era uma desconhecida, exceto por algumas visitas à Estátua da Liberdade. Desconhecia as características do público jovem. Os receios eram muitos, mas o chamado celeste para empreitar uma obra cristã no coração de Nova York era muito consistente.
O jovem pastor, realizou vários cultos ao ar livre, ministrando boas novas ao público jovem. O Teen Challenge "Desafio Jovem" foi fundado em 1960.[3]
Wilkerson alcançou projeção nacional nos Estados Unidos em 1963, depois da publicação do livro "A Cruz e o Punhal".[4] O livro retrata o início do seu ministério nas ruas violentas de Nova York. Atualmente, é considerado best-seller, com mais de 50 milhões de cópias publicadas em mais de 30 idiomas. Foi considerado um dos 100 livros cristãos mais importantes do Século XX. A Revista Christianity Today incluiu o livro "A Cruz e o Punhal" entre os 50 melhores livros para a formação do leitor evangélico.
O livro virou filme em Hollywood, registrando 50 milhões de espectadores e contou com a trilha sonora de Ralph Carmichael. As filmagens foram fiscalizadas diretamente por David Wilkerson. O ator que interpretou o pastor Wilkerson foi aceito depois de muitas orações e entrevistas.
Muitos estudiosos, críticos e historiadores, consideram que o livro "A Cruz e o Punhal" alterou a evangelização do mundo ocidental, inspirando muitos cristãos a testemunharem a sua fé. O movimento Católico-Carismático e o Evangelicalismo-Pentecostal foram muito influenciados pelo best-seller.
Em 1967, David Wilkerson iniciou o Youth Crusades (Cruzadas Juvenis) direcionado aos adolescentes de classe média que viviam aborrecidos e inquietos em busca das drogas, da violência e da anarquia. Muitos jovens cristãos demonstraram entusiasmo e consagração ao serviço Cristocêntrico de evangelização.
O ministério Teen Challenge (Desafio Jovem) alcançou jovens e adultos em todo o mundo. O impacto mundial do ministério é alvo de pesquisas e documentários, e os seus resultados são impactantes. O Desafio Jovem é o maior, mais antigo e bem sucedido programa de recuperação antidrogas, alcançando mais de 170 centros de atendimento nos Estados Unidos e 250 em todo o mundo.
Na década de 70, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos, constatou que o êxito doTeen Challenge (Desafio Jovem) alcançava 86% (oitenta e seis por cento) e o índice de reincidência era baixíssimo. A pesquisa reconheceu que o aspecto mais importante do programa antidrogas era "o fator Jesus".
Em 1986, surgiu o encargo pela Time Square Church (Igreja Time Square) que foi inaugurada em 1987. [4]
Durante décadas de serviço cristão, o ministério de David Wilkerson foi caracterizado pelo Cristocentrismo no ensino, na pregação e na escrita. O seu trabalho foi citado publicamente pelo presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, como um verdadeiro exemplo.
O seu ministério possuía fortes características de advertência. Anunciou aos Estados Unidos que eles enfrentariam uma grave recessão econômica mundial. Alertou sobre a implantação do sistema mundial monetário unificado. Profetizou em 1974 sobre o crescimento, nos nossos dias, do Ocultismo; Homossexualismo, inclusive nos ambientes eclesiásticos; rebelião intensificada e generalizada dentre os jovens; intensificação de perseguição contra os cristãos em diversos países; surgimento de uma grande igreja ecumênica mundial; e o despertar espiritual atrás das cortinas de ferro (União Soviética) e de bambu (China).
David Wilkerson também destacou o aumento da violência, resultado do materialismo e consumismo. Empenhou energia para denunciar o estado lamentável do Cristianismo, principalmente, nos países ocidentais. Fundamentado na Bíblia, criticou e combateu a Teologia da Prosperidade, identificando muitos enganos doutrinários nesse movimento, alguns suficientemente graves para colocar esses seguidores em posição prejudicial perante Deus. Denunciou pastores que deixaram de pregar a Cruz, a Santidade, o Pecado e o Juízo. Proclamava: "Evangelho Diluído não é Evangelho de Cristo".
Afirmava que o Cristianismo na Ásia e na África desfrutaria de vigor e pureza, enquanto no ocidente estaria enfermo pelo materialismo e consumismo.
O casal Wilkerson, deixou 4 filhos, 10 netos e 2 bisnetos. Também deixaram uma grande lacuna no Corpo de Cristo que será preenchida por novos servos de Deus inspirados na Bíblia, nos livros espirituais e nas biografias cristãs.
O legado do pastor David Wilkerson permanece através do Teen Challenge (Desafio Jovem) e daTime Square Church (Igreja Time Square), além dos inúmeros livros de sua autoria e vídeos de pregações, que influencia cristãos de varias denominações em todo o mundo .
Gwen Wilkerson faleceu aos 81 anos, em 2012, pouco tempo depois da morte do seu marido.
Livros
Escritor de dezenas de livros dentre eles o Best Seller A Cruz e o Punhal que conta a historia de sua chamada até a fundação do "Desafio Jovem"
Falecimento
Morreu aos 79 anos. O fundador da Igreja de Times Square, em Nova Iorque, sofreu um acidente de carro no Texas na tarde de quarta-feira, 27 de Abril de 2011.[5].
Referências
- ↑ George Thomas Kurian, Mark A. Lamport, Encyclopedia of Christianity in the United States, Volume 5, Rowman & Littlefield, USA, 2016, p. 2478
- ↑ Peter K. Johnson, 40 Years on the Streets, charismamag.com, USA, fevereiro 1998
- ↑ Randall Herbert Balmer, Encyclopedia of Evangelicalism: Revised and expanded edition, Baylor University Press, USA, 2004, p. 677
- ↑ 4,0 4,1 Randall Herbert Balmer, Encyclopedia of Evangelicalism: Revised and expanded edition, Baylor University Press, USA, 2004, p. 744
- ↑ gtowntimes.com Arquivado em 30 de abril de 2011, no Wayback Machine. Teen Challenge founder killed in traffic accident
Ligações externas
- «World Challenge» (em English) - Site oficial
- «World Challenge» (em English) - Resumo de sua biografia (em inglês)