Predefinição:Sem fontes-bpv DJ Hype é o nome artístico do produtor e DJ inglês de música eletrônica Kevin Ford. Ele é um dos ícones da cena drum'n'bass, além de produzir música em diversos outros estilos.
Carreira
Desde os quatorze anos, Hype junto com amigos do colégio tocava usando um toca-discos e caixas de som que eles mesmo faziam.
Em 1983, Hype inicia sua carreira no sistema de som Heatwave em Hackney. Nessa época ele já se interessava em outros estilos além do reggae, principalmente hip hop, rare groove e house, e juntamente com seus companheiros do sistema de som (usando o nome Private Party para fazer rap) faziam algumas sessões em estúdios.
No início de 1989, ele também tocava Hip Hop em uma rádio pirata em Londres usando o nome Doctor K.
Após representar a Reino Unido no DMC Mixing Championship (por vencer diversas etapas do UK DMC Championship), em agosto de 1989 ele é convidado a ter seu próprio programa diário na recém-aberta rádio dedicada a House, Fantasy FM. Ele precisava de um novo nome de dj. No momento estava usando uma camiseta com a palavra HYPE; foi aí que surgiu o nome DJ Hype. Ele não tinha discos de house na época, tocava discos emprestados que conseguia com amigos.
O primeiro evento em que tocou foi uma festa chamada Runtings que aconteceu na Cambridge Heath Road.
Em 1990, ele assume o cargo de A&R no selo Kickin' Records, co-produzindo faixas de sucesso como "The Exorcist" e "The Bee" sob o nome The Scientist (parceria com Phil Sebastiane). Apesar do grande sucesso das músicas, Hype não tinha o reconhecimento de sua participação na produção, o que o fez deixar a Kickin' em 1991 após voltar de uma turnê com Shut Up And Dance no Japão.
Nos anos seguintes, Hype passaria a produzir faixas para diversos selos, principalmente de hardcore e jungle, como Strictly Underground e Suburban Base.
Em 1993, Brockie (um grande amigo de Hype) o chama para tocar uma noite na festa Jungle Fever. A noite é um sucesso e a partir daí Hype recebe inúmeros convites para apresentações.
Com o grande sucesso através de suas produções e como DJ, em 1994 Hype abre seu próprio selo dedicado ao Jungle (e atualmente ao drum'n'bass), o Ganja Records. O intuito era que o sucesso viesse apenas pela qualidade da música, por isso Hype não fazia questão de que soubessem que ele era o dono do selo. Além disso, os discos eram limitados (cerca de duas a três mil cópias apenas).
Em 1996, Hype junta-se com os amigos Pascal e DJ Zinc para formar o selo de drum'n'bass True Playaz, famoso por suas produções no estilo hardstep.
Ao longo da carreira, Hype lançou diversos álbuns, singles e compilações (como a série Jungle Massive) demonstrando seu talento na produção e na mixagem. Ele foi um dos pioneiros a utilizar o scratch em mixagens de jungle, servindo de inspiração para muitos outros, inclusive DJ Marky.
No Brasil
- Em 20 de abril de 2002, Hype apresenta-se pela primeira vez no Brasil durante o Skol Beats.
- Em 13 de maio de 2006, ele volta a se apresentar no Brasil no festival Skol Beats.
- Em 16 de outubro de 2010, voltou a se apresentar no Brasil no festival Spirit Blue.
- Em 23 de abril de 2016, voltou a se apresentar no Brasil no festival Tomorrowland.